MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Formandos de Enfermagem da Urcamp são aprovados em residência

Publicada em 15/12/2018
Formandos de Enfermagem da Urcamp são aprovados em residência | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Renata e Jeferson Renata com a coordenadora Carmem Vaz (ao centro)

Desde os primeiros semestres os alunos da área da saúde são estimulados a escolher que área possuem mais afinidade e a pergunta é inevitável: “qual é a especialidade que você vai escolher?” E esse é talvez um dos principais obstáculos que o acadêmico enfrenta durante a graduação. Definir a área certa, dentro do conceito de que um profissional realizado e feliz tem muito mais chances de obter sucesso.
Dentro desse contexto, o conhecimento contínuo é fundamental para enfrentar a concorrência no competitivo mercado de trabalho. E hoje, esta preocupação por parte do estudante, acontece cada vez mais cedo, mesmo antes da conclusão da graduação. No curso de Enfermagem, dois formandos comemoram o resultado exitoso da concorrida prova de residência e foram aprovados em primeiro lugar. O detalhe é que Jeferson Moreira Silveira e Renata Umpierres Corrêa já cursam a pós-graduação de “Cuidados Paliativos”, oferecida pela Urcamp e paralelo a isso, agora vão complementar os estudos e turbinar seus currículos com uma residência.
Jeferson é só otimismo, pois irá cursar Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Oncológica, dentro Hospital Escola, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A prova de seleção foi realizada no dia 19 de novembro e as aulas já iniciam em março de 2019. “Primeiramente, teve muito estudo, mas também a contribuição da Instituição, dos professores, de toda a estrutura que nos é ofertada ao longo da graduação. O curso me direcionou para essa área. Quero trabalhar com doentes de câncer”, explica.
Já Renata descobriu que tem perfil para atuar com idosos e com essa aprovação irá cursar Residência Multiprofissional de Atenção à Saúde do Idoso, pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). “Desde o início eu direcionei pra essa área, comecei fazendo estágio no Centro do Idoso, depois continuei um processo de extensão do curso junto à coordenação e meu TCC também foi nessa linha. Eu tive êxito durante a graduação porque a gente aprendeu esses conteúdos em sala de aula e eu me senti preparada para enfrentar essa prova, foi a graduação quem me preparou e o apoio e incentivo dos professores, desde que souberam que tínhamos o anseio de fazer a residência”, revela com orgulho. O mesmo sentimento foi compartilhado pela coordenadora do curso de Enfermagem Carmem Vaz. “Temos o sentimento de dever cumprido enquanto quadro docente universitário e é uma resposta ao corpo docente inteiro, que é capacitado, interessado, hoje todos os nossos professores são mestres e doutores e isso faz a diferença, porque reflete a permanente atualização curricular que temos em busca da qualidade constante”, destaca.
O curso de Enfermagem tem cinco anos de duração e acontece nos turnos da manhã e tarde, com estágios práticos monitorados no Hospital Universitário, dentro do Núcleo de Práticas em saúde da Urcamp.

Mercado e áreas de atuação
A Enfermagem, ao contrário do que muitos acreditam, não se limita apenas em trabalhar no meio clínico, ou seja, dentro de um hospital. O profissional pode exercer diversas atividades em diferentes áreas, como: Assistencial na rede hospitalar, centros e consultórios, Enfermagem geral e geriátrica, Enfermagem médico-cirúrgica, Enfermagem obstétrica, pediátrica, Enfermagem de resgate e de trabalho, além de possibilitar a atuação no Ensino e na Pesquisa, bem como a área gerencial em saúde.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br