MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Incentivo importante

Publicada em 17/12/2018

O potencial do Brasil para a geração de energia a partir de matrizes limpas é reconhecido por inúmeras pesquisas. Dejetos produzidos por bovinos, por exemplo, podem servir como fonte renovável. Bagé, Dom Pedrito e Lavras do Sul têm volume suficiente para suprir as demandas de fazendas inteiras. Na maioria dos casos, falta incentivo. Este é um problema que começa a ser solucionado com a revisão da pauta parlamentar.
Recentemente, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que cria linhas de crédito específico para a compra de equipamentos rurais que usem energias renováveis. A proposta apresentada pelo deputado Pedro Uczai, do PT de Santa Catarina, na verdade, estabelece o sistema de estímulo como uma prioridades  para a Lei de Política Agrícola, em vigor desde 1991. A aprovação, em caráter conclusivo, representará um avanço importante.
A política agrícola já incentiva, prioritariamente, a construção de pequenas centrais hidrelétricas e o aproveitamento de resíduos agrícolas. A legislação também estimula atividades de eletrificação rural e programas de florestamento energético. Na justificativa que apresentou ao Congresso nacional, Uczai observa que ‘a diversificação da matriz energética é uma realidade cada vez mais presente em todo o mundo’. A lógica está correta. O alcance da proposta, entretanto, talvez não tenha sido bem dimensionado.
O incentivo que avança na Câmara dos Deputados, entretanto, representa mais do que uma forma de ‘aumentar a produção de energias renováveis no meio rural’, como sugere o parlamentar. A popularização de equipamentos que utilizem a energia solar, eólica ou biomassa, pode abrir, em muitos casos, novas janelas para o desenvolvimento, oferecendo, sobretudo, a garantia de acesso à energia, como recurso básico.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br