MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Placas do Mercosul ainda não estão sendo confeccionadas em Bagé

Publicada em 19/12/2018
Placas do Mercosul ainda não estão sendo confeccionadas em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Novas placas começaram a ser implantadas esta semana

A confecção de placas de veículos pelo novo sistema no padrão do Mercosul, que começou a ser utilizada, ontem, no Rio Grande do Sul, ainda é uma incógnita em Bagé. As empresas que realizam o trabalho ainda não têm liberação do material para confeccionar a nova placa e aguardam a liberação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Conforme o empresário Éberson Marinho, responsável por uma das três empresas que realizam o trabalho de estampa de placas no município, a documentação para o cadastramento foi encaminhada para o Denatran em outubro e já foi aceita pelo órgão, mas as empresas que cedem a chapa lisa para a confecção da placa ainda não estão cadastradas. “Esperamos que até esta sexta-feira esteja tudo regularizado”, disse.
A alternativa do empresário é confeccionar as placas fora do Rio Grande do Sul. Para isso, está recebendo as autorizações pós-vistoria, para juntar os documentos e realizar o pedido do material. “A partir de agora, toda a vistoria realizada tem que trocar a placa. Ainda não sabemos o custo do novo modelo”, comenta.

Prazo
De acordo com a titular do Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA), Fátima Fortuna Aguilera Amantea, as novas placas serão obrigatórias para emplacamentos de automóveis zero quilômetro, transferências de cidade ou de propriedade e substituições de placas estragadas, perdidas, roubadas ou furtadas. Para os veículos que já estão em circulação, o modelo atual tem validade por cinco anos.
Fátima explica que após a vistoria, o CRVA emite uma autorização para a confecção da placa. A partir dessa data, a pessoa terá até 30 dias para colocar o novo modelo. A titular ressalta que, com a placa em mãos, é necessário que o proprietário volte ao CRVA para implantação, porque apesar do novo modelo ser muito parecido, somente o sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) pode identificar. “Se não foi realizado pelo sistema, a documentação não chega para o proprietário, que corre o risco de ser autuado pela irregularidade”, explica.

Identificação digital
O padrão da placa Mercosul é diferente das tradicionais, sendo ela azul e branca com quatro letras e três números, além de apresentar um código único que conterá todos os dados de confecção da placa, como fornecedor, data, ano e modelo de fabricação. A expectativa é de que a nova tecnologia auxilie as forças de segurança no combate aos crimes de fraude, roubo e furto.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br