MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Geplan entrega projeto de revitalização da Panela do Candal à Caixa

Publicada em 20/12/2018
Geplan entrega projeto de revitalização da Panela do Candal à Caixa | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Proposta prevê ambiente cultural e turístico de cerca de seis hectares

A Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan) fez a entrega, terça-feira, do projeto que visa à revitalização do local conhecido como Panela do Candal, à Caixa Econômica Federal. A ideia é tornar o espaço um ponto turístico na cidade de Bagé.
De acordo com o titular da Geplan, Eduardo Deibler, o projeto vai passar pela análise da Caixa, para posterior aprovação. "Para nossa satisfação, nosso projeto foi muito bem recebido. É um projeto que vem amadurecendo há muitos meses pelo nosso governo, iniciando de um modelo conceitual, onde nossa equipe desenvolveu um espaço cultural, um parque no centro da cidade", destacou.
A chefe do setor de prestação de contas da pasta, Daiane Marques Rodrigues, disse que o projeto deve alcançar uma suficiência de análise da Caixa, que deve manifestar um processo de codificação de valores e pedidos de algumas justificativas eventuais de alguns itens. "A apresentação de todo trabalho que o núcleo técnico fez é para salvar um contrato antigo, um saldo sem uso e expressivo que graças à atuação de toda equipe que tem à frente o secretário Eduardo, a gente conseguiu enviar para análise, e tudo indica que vai receber análise favorável, onde a Caixa emitirá um parecer ao Ministério do Turismo, que é o órgão que tem o contrato de repasse", comenta.
Deibler diz que o recurso do Ministério do Turismo já está disponibilizado na conta do município e é uma verba exclusivamente destinada para atividade turística, não podendo ser aplicada em outras áreas. A verba totaliza cerca de R$ 2 milhões. "O projeto agradou, pelo nível e qualidade com que o núcleo tem alcançado, justamente para cobrir um deficit que havia em relação ao encaminhamento de projetos no município", enfatiza.
A planta foi elaborada pelo arquiteto Sandro Martinez e pela acadêmica Laura Nogueira, com participação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e apoio do grupo bajeense Ecoarte, prevendo a construção de um ambiente cultural e turístico de cerca de seis hectares. A área contará com um mirante, pela rua Almirante Gonçalves. Além disso, a área será pavimentada para passagem de carros e alguns trechos restritos à pedestres, também será construído um "Monstro" da Panela do Candal. Pracinha, quiosques com alimentos e implantação de árvores nativas também estão previstos. "É um projeto que serviu para salvar um recurso que estava perdido, trocar um prejuízo por um projeto grandioso", ressalta o titular da pasta, comparando com o executado na orla do Guaíba, em Porto Alegre, onde mudou o hábito da população que adotou o local para passear.
Após a manifestação do Ministério do Turismo em relação à prorrogação do contrato de repasse e, após analisado o projeto, o cronograma de execução é de cinco meses, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2019.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br