ANO: 25 | Nº: 6439
22/12/2018 Cidade

Museu Dom Diogo de Souza comemora doações recebidas em 2018

Foto: Divulgação

Iara doou projetor de filmes de seu pai
Iara doou projetor de filmes de seu pai
Há cerca de uma semana para o fim do ano, o Museu Dom Diogo de Souza comemora a aquisição de novas coleções que foram doadas, em 2018. Neste período, com as contribuições de mais de 70 pessoas ou famílias de Bagé e região, a instituição recebeu inúmeras doações que enriqueceram seu acervo.

Entre as peças recebidas durante o ano, estão documentos históricos, fotografias, vestimentas, louças, acervos militares, livros, instrumentos musicais, objetos pessoais de vários séculos e acervos documentais de entidades e instituições de Bagé.

Para as gestoras dos museus mantidos pela Fundação Attila Taborda (Fat/Urcamp), Carmen Barros (Lula) e Maria Luíza Pêgas (Lala), as novas coleções alcançadas são provas do reconhecimento da comunidade local ao trabalho realizado pela instituição, que busca promover a interação da sociedade com o patrimônio cultural do município. "As doações fortalecem as instituições e beneficiam o público, que não teria acesso a essas peças por serem de propriedade privada ou familiar", afirmam as gestoras.

Contribuições

Uma das doações mais recentes é o acervo de plantas das obras do engenheiro Waldir Alves Ramos, o qual contribuiu para obras públicas como o prédio da Biblioteca Pública Infantil, a canalização do Arroio Gontan e o Pronto Socorro da Santa Casa de Caridade de Bagé.

Outra peça que, recentemente, passou a fazer parte do acervo do Museu é um projetor de filmes da década de 1940, trazido dos Estados Unidos, por Edegar Sciortino e doado por sua filha, Iara Regina, no início de dezembro.

Além disso, outras peças agregadas ao acervo histórico do Museu, neste ano, foram documentos do acervo do desembargador aposentado José Carlos Teixeira Giorgis e peças do acervo militar do general Luiz Felipe Médici Candiota, falecido em outubro de 2017.

As gestoras salientam que a instituição segue aceitando doações de novos itens que agreguem ao acervo. Os itens podem ser entregues no museu, na rua Emílio Guilayn, nº 759, durante horário de expediente. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail: museudomdiogo@urcamp.edu.br.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...