Foto: Rodrigo Sarasol
Conforme a soldado Jerusa Oliz Nunes Alves, pedagoga e instrutora no projeto, o programa teve início em agosto de 2009, com 40 crianças, entre nove e 11 anos, todos matriculados regularmente nas escolas do município. Alguns filhos de policiais militares e crianças indicadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdica).
Neste ano, o programa contou com duas instrutoras, sendo Jerusa e a soldado Maura Caldas Rodrigues, além dos voluntários: o 2º Sargento da reserva remunerada Modesto de Jesus Neto, e o Soldado Fábio Menezes Viçosa, do 2º grupo do Batalhão Rodoviário.
A soldado relata que para o desenvolvimento desse programa, o projeto conta com a parceria da Prefeitura de Bagé, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal da Segurança Pública (GGI), da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed), das empresas Stadtbus e Anversa, de Eliara Medeiros, do Rotary Club de Bagé, Rotary Club Bagé Sul, Rotary Club Pampa, a NG Escolinha de Futsal e Associação dos Freis Capuchinhos.
No ato, foram entregues, a cada colaborador, um agradecimento pelo apoio prestado ao Pelotão Mirim.