ANO: 25 | Nº: 6334

Observatório da Mídia

27/12/2018 Observatório da Mídia (PAUTA ESPECIAL - Curso de Jornalismo)

A verdade é o maior desafio

Foto: Marcelo Rodriguez Barboza/ Especial JM

por Murilo Alves
Acadêmico de Jornalismo da Urcamp

Este que escreve, enquanto acadêmico do curso de Jornalismo, foi desafiado a escrever esta coluna sobre, atenção, os Desafios Contemporâneos da Prática Profissional. Esse tema é um prato cheio.
Jornalismo e desafio são praticamente sinônimos. A batalha já começa contra o relógio, ou melhor, contra os prazos. Sempre saímos atrasados, pois raramente precisamos escrever sobre algo que ainda não aconteceu. Se não aconteceu, não é notícia. Depois do prazo, o desafio é encontrar fontes. Não só encontrar qualquer fonte, mas uma fonte que realmente seja útil e que seja confiável. Na sequência vem o bloco formado por redes sociais, fake news, desvalorização profissional, falta de espaço no mercado de trabalho e por aí vai.
Como se pode perceber, o jornalismo não é a profissão mais indicada para quem busca uma carreira tranquila. Principalmente no país onde vivemos. Acredito que a profissão que mais se assemelha, ou divide as mesmas angústias, é a de professor. A proximidade de ambas as profissões fica evidente em qualquer manifestação ou evento que envolva uma grande mobilização de pessoas. Os professores e jornalistas são sempre os primeiros a serem tratados com truculência pelos aparatos de segurança. Sem mencionar os constantes ataques à imagem e credibilidade de ambas as classes.
Você já parou para pensar a quem isso interessa? Quem realmente se beneficia com essa descrença da população? Para que fique mais claro, cito o diretor e roteirista gaúcho, Jorge Furtado, que, durante uma entrevista para o Cinejornal de número três do Festival Internacional de Cinema da Fronteira, em Bagé, disse: ''O primeiro adversário do fascismo é a educação, a cultura e a arte sempre... O lema dos fascistas espanhóis era: ''Abaixo a inteligência viva a morte''.
Perceba que todos os outros desafios se tornam caprichos quando o assunto é a nossa liberdade. O maior desafio contemporâneo da prática profissional vai além do trivial, da correria da redação de um jornal, da luta eterna do jornalista contra o relógio e todos os outros ''problemas''.
Hoje, o maior desafio contemporâneo da prática profissional transcende o ambiente de trabalho e invade a vida de cada um de nós. O compromisso de levar a verdade a todos é sim do jornalista, mas o desafio de lutar e manter o direito de fazê-lo é de todos nós. Independentemente de cor, raça, ideologia ou partido, a verdade é a única bandeira que deve sobrepor-se a uma sociedade.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...