MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Cartórios registram movimento intenso no último dia de justificativas de abstenção nas eleições

Publicada em 28/12/2018
Cartórios registram movimento intenso no último dia de justificativas de abstenção nas eleições | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Justiça segue recebendo eleitores para emissão de fichas de multas

O último dia para justificativa de ausência no segundo turno das Eleições 2018 foi marcado por intenso movimento nos Cartórios Eleitorais de Bagé. Por volta das 14h de ontem, uma fila se formava em frente ao prédio que abriga a 7ª e a 142ª Zona Eleitoral, na rua Marechal Deodoro.
De acordo com a chefe de cartório substituta da 142ª Zona Eleitoral, Antônia Albanus, embora muitas pessoas tenham comparecido ao local, apenas 15 justificativas foram aceitas na zona para análise, entre quarta-feira e o início da tarde de ontem. Isso, segundo ela, em virtude de muitas pessoas acharem que a data seria referente ao final do prazo para pagar a multa sobre o não comparecimento a cada turno das eleições. "O que está acabando é o prazo para a apresentação de documentos dos eleitores que tinham uma justificativa para sua falta. Quem não justificou ainda pode pagar a multa – de R$ 3,51 para cada turno –, normalmente", declara.
A servidora destaca ainda que, para os eleitores que estavam fora do País durante o pleito, a contagem do prazo para justificar ausência é feita de forma diferente. "Quem não estava no Brasil pode justificar a ausência em até 30 dias contados a partir do dia de retorno", informa.

Quem não justificou

O não comparecimento injustificado no dia da eleição é irregular punível com multa para cada turno. A comprovação da quitação com as obrigações eleitorais é necessária para, por exemplo, tomar posse em cargo público, fazer matrículas em instituições de Ensino Superior e, no caso de servidor público, receber o salário. Além disso, após três ocorrências consecutivas, a ausência do eleitor às urnas acarreta o cancelamento de seu título eleitoral.
O cidadão que não votar em três eleições consecutivas – com cada turno correspondendo a uma eleição – e não justificar sua ausência nem quitar a multa terá o registro do título eleitoral cancelado e ficará impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter alguns tipos de empréstimos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br