MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Lei que libera recursos do FGTS para santas casas é sancionada

Publicada em 28/12/2018
Lei que libera recursos do FGTS para santas casas é sancionada | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Empréstimo pode auxiliar para pagamento da folha médica e fornecedores

O presidente Michel Temer sancionou, sem vetos, a Lei (8.036/2018) que permite a criação de linha de crédito com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para socorrer as santas casas e os hospitais filantrópicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O texto resulta da aprovação de projeto de conversão de medida provisória sobre o assunto e está publicado no Diário Oficial da União (DOU). Dentre os vários pontos, a nova lei prevê que um total de 5% do programa anual de aplicações do FGTS seja destinado a essa linha de financiamento e que a taxa de juros da linha não poderá ser maior que a cobrada na modalidade pró-cotista dos financiamentos habitacionais.

O texto também estabelece que os operadores da medida serão Banco do Brasil, Caixa e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo dados do governo, as santas casas acumulam dívidas na ordem de R$ 21 bilhões.

Conforme o provedor da Santa Casa de Caridade de Bagé, Aírton Lacerda, a linha de crédito favorece a instituição. Segundo ele, o empréstimo deve ajudar a pagar os médicos e fornecedores, além de auxiliar para a melhora da infraestrutura. Lacerda salienta que ainda não sabe muitos detalhes sobre a linha de crédito, mas se o hospital se enquadrar nas exigências da lei, pretende acessar os valores.

A Lei estabelece que os juros para a linha de crédito sejam "menos da metade" das taxas dos financiamentos que as instituições pagam hoje no mercado, que giram em torno de 1,6% a 1,7% ao mês.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br