MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Minuano Saúde

Implantodontia: você sabe o que é?

Publicada em 29/12/2018
Implantodontia: você sabe o que é? | Minuano Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Mais que um sorriso bonito, a Implantodontia garante a reabilitação das funções orais dos pacientes, como a mastigação e a fonética. Com técnicas avançadas, a instalação de implantes odontológicos traz inúmeros benefícios para o paciente. E o mais importante, sem acarretar grandes desconfortos.

Estima-se que, ao longo de um ano, usamos os dentes em torno de 200 mil vezes. Por isso, vale a pena conhecer o que é a Implantodontia e como ela pode ajudar a recuperar a qualidade de vida de quem precisa repor um ou mais dentes.

No dia 31 de dezembro, é assinalado o dia do Implantodontista.

Entenda

É uma especialidade da odontologia que visa reconstruir uma parte do dente por meio de um implante. Esse implante é instalado cirurgicamente, dentro do osso da mandíbula e/ou maxilar.

O procedimento, também conhecido como Implante Osseointegrado, utiliza parafusos de metal titânio. Ele acaba funcionando como um substituto para a raiz natural do dente e atua na manutenção da prótese dentária – ou coroa – no local certo.

É possível fazer a reabilitação de um ou mais dentes ausentes. Os implantes podem dar suporte para diversos tipos de próteses fixas ou removíveis.

O objetivo principal dessa especialidade é devolver as funções essenciais dos dentes que, eventualmente, tenham sido afetadas devido à ausência, como a mastigação e fonética.

Mas é claro que, também, se encarrega de cuidar da questão estética perdida. Ajuda a restaurar a harmonia do sorriso e promover no paciente a melhora de sua autoestima.

Nesta edição, o implantodontista e cirurgião-dentista Leandro Saavedra Argenti irá falar sobre o trabalho deste profissional.

Página 2 e 3 - O que faz um implantodontista?

Segundo o especialista Leandro Argenti, o principal papel da Implantodontia é a reabilitação oral. Para isso, o implantodontista promove um estudo individualizado do paciente. “Ele emprega um conjunto de técnicas específicas para cada caso”, explica.

Argenti ressalta que existem diversos tamanhos, comprimentos e larguras de parafusos – ou implantes -, que são escolhidos de acordo com a anatomia do paciente. “Para se certificar sobre qual é o melhor procedimento a ser adotado, o profissional deve fazer uma investigação detalhada. Para isso, ele conta com o auxílio de exames de imagem como radiografias e/ou tomografia computadorizada da região”, destaca o profissional.

Quem pode fazer um implante dentário?

O implante dentário é indicado para quem recebeu o diagnóstico de extração da raiz ou para quem já removeu o dente por algum motivo. A reconstrução da raiz é recomendada até para os casos em que o dente definitivo simplesmente não nasceu.

Argenti destaca que um implante pode ser realizado de forma imediata, logo na sequência da extração do dente. “Ele também pode ser feito nas situações em que o dente já foi extraído há algum tempo. A diferença entre essas duas abordagens está no resultado estético”, destaca.

O implante que é instalado logo após a extração do dente oferece, de modo geral, resultados mais satisfatórios. Nesses casos, é possível preservar a anatomia original da gengiva e dos tecidos que envolvem o dente.

O profissional explica que, para os casos em que a extração do dente ocorreu já há algum tempo, pode haver uma consequência estética no momento em que uma prótese for colocada no local. “Isso acontece pois o organismo reage reabsorvendo esses tecidos, provocando alterações na parte da gengiva que podemos ver”, complementa.

Como é feita a cirurgia?

Atualmente, com o uso de técnicas modernas, a cirurgia para a colocação de implantes é feita de forma rápida e segura. Entretanto, a Implantodontia é uma especialidade que demanda paciência no tratamento. As etapas precisam ser bem planejadas para que todos os estágios do procedimento sejam devidamente cumpridos.

O primeiro passo é o planejamento individualizado, de acordo com a necessidade do paciente. Para isso, são realizados exames de imagens e laboratoriais. De modo simplificado, a cirurgia consiste em abrir a gengiva e instalar, com o auxílio de brocas, os parafusos dentro do osso da mandíbula e/ou maxilar. Depois disso, são feitos alguns pontos no local.

Há casos especiais em que não há osso suficiente para a fixação do implante. Aí, então, é necessária a colocação de um enxerto ósseo. Isso acontece devido a um processo chamado “reabsorção óssea”, no qual o osso que estava ao redor da raiz vai se perdendo gradativamente em virtude da ausência do dente.

O procedimento causa dor?

Embora seja desconfortável, todo o procedimento de Implantodontia não deve causar dor ao paciente. Há o uso de anestesia local. O processo de cicatrização do implante em volta do osso, ou osseointegração, dura, em média, quatro meses. Entretanto, há casos em que a colocação de uma prótese provisória pode ser feita no mesmo dia. Somente o implantodontista pode avaliar quando e como isso deve acontecer.

Na segunda etapa do tratamento, é possível começar o processo para moldar a prótese que será colocada sobre o implante.

Como é o pós-operatório?

A recuperação do pós-operatório costuma transcorrer sem complicações. Pode haver um leve inchaço no local durante os primeiros dias. O aparecimento de dor ou desconforto pode ser administrado com o uso de medicações indicadas pelo implantodontista.

Como qualquer cirurgia, é recomendável que o paciente fique em repouso e evite atividades pesadas nos quatro ou cinco dias subsequentes.

A alimentação, neste período, também deve ser à base de comidas pastosas para evitar qualquer esforço de mastigação.

Implantes Estéticos Imediatos

A Implantodontia, especialidade que consegue aliar a periodontia, a cirurgia e a prótese vem cada vez mais trazendo soluções para substituição de dentes em região estética, sendo possível atingir resultados muito satisfatórios.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br