MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Policiais recebem instrução para atuar em Bases Móveis Comunitárias nas praias

Publicada em 29/12/2018

A presença do motor home da Brigada Militar (BM) na beira-mar das principais praias do Rio Grande do Sul com foco no policiamento comunitário já se tornou referência de proximidade e atendimento aos cidadãos durante a Operação Golfinho. As Bases Móveis Comunitárias (BMCs) retornam ao Litoral Norte e Sul, a partir deste sábado, no seu quinto ano de atuação.

Para atender às comunidades locais e aos veranistas, os policiais militares que vão trabalhar nas BMCs receberam instrução durante todo o dia de ontem, na sede do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral), em Osório. Eles revisam fundamentos e princípios do policiamento comunitário para desempenho em BMCs e passam por treinamento de tiro.

Nas Bases Móveis Comunitárias, as pessoas podem registrar ocorrências, solicitar informações e obter pulseiras de identificação para as crianças, possibilitando a localização dos pais caso elas se percam. Os brigadianos das BMCs também fazem policiamento ostensivo e visitas ao comércio e às residências no perímetro de três quilômetros do ponto fixo, buscando a resolução de questões vinculadas à segurança pública.

Conforme o chefe da Adjuntoria de Polícia Comunitária do Estado-Maior da BM, major Luciano da Cunha Veríssimo, com as visitas, é possível identificar problemas de falta de iluminação em vias públicas, de sinalização e de locais de estacionamento, por exemplo. "A partir desse levantamento, as BMCs fazem o encaminhamento da situação para os órgãos competentes", explicou o major Veríssimo.

Na Operação Golfinho 2017/2018 foram realizadas 2.748 visitas a residências, 1.887 em pontos comerciais e 80 a instituições; foram distribuídas pouco mais de seis mil pulseiras de identificação e prestadas em torno de 7,5 mil orientações, além de outros serviços nas seis BMCs no Litoral Norte e Sul.

Nesta temporada, serão sete Bases Móveis em Torres, Capão da Canoa, Xangri-Lá, Tramandaí, Cidreira, Cassino e, pela primeira vez, em São Lourenço do Sul. Elas ficam instaladas à beira-mar.

Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br