MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Búzios indicam dificuldade na manutenção da folha de pagamento, disputas e terremotos

Publicada em 31/12/2018
Búzios indicam dificuldade na manutenção da folha de pagamento, disputas e terremotos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Babalorixá alerta que cidadãos sejam transparentes e tenham caráter firme

O ano de 2019, segundo o jogo de Búzios do babalorixá Miguel de Oxalá, do Templo de Oxaguiã, será regido pelos orixás Xangô (São Jerônimo) e Iansã (Santa Bárbara). Miguel explica que esses orixás regem a região sul e são indicados através da linha de Santo chamado de Nação no Rio Grande do Sul. No Candomblé (Cultuado na Bahia e outras regiões), o regente do ano é Ogum (São Jorge)

Segundo o religioso, Xangô é um orixá másculo, viril, agressivo e justo.  Ele atua em questões relacionadas à justiça cármica, aquela que considera as ações das pessoas em todas as suas vidas e não somente nesta. Como característica, Xangô é um orixá bonito, vaidoso, sensual e diz na lenda que pouquíssimas mulheres foram capazes de resistir aos seus encantos. Tanto que foi disputado pelas três mais poderosas orixás: Iansã, Oxum e Obá. “Suas principais características são misericórdia e lealdade”,  ressalta.

Conforme Miguel, o orixá Xangô tem o espírito guerreiro com arquétipo de conquistador. É um orixá justo e tem como símbolo o fogo e os raios, ímpetos de coragem, vigor e dinamismo. "Xangô demonstra a característica do elemento que o rege", afirma.

Para o babalorixá, por ser regido por Xangô e Iansã, 2019 é o ano que as pessoas devem andar corretamente com elas próprias e com os semelhantes.

Política e economia em destaque

O religioso enfatiza que o jogo de búzios mostra que a política municipal ainda enfrentará muitas dificuldades e salienta que a maior de todas será a manutenção da  folha de pagamento com seu funcionalismo. Ele destaca que existe uma abertura para a chegada de uma verba considerável para o município. “Espero que seja para a construção da nossa sonhada barragem”, acredita.

No país, diz ele, a propensão é para muitas guerras e disputas na área política, podendo alguns governantes perderem seus cargos. “Teremos grandes conflitos mundiais e discórdia entre países”, adianta.

Na saúde, as previsões também não são muito animadoras. De acordo com o babalorixá, haverá um grande caos na saúde, deixando a área mais precária do que já está. “As pessoas deverão tomar cuidado com doenças virais”, aconselha. No setor econômico, o ano será propenso a falta de empregos. “Quem tem o seu que preserve, pois haverá alto índice de desemprego”, alerta. Para Bagé, os búzios preveem um crescimento na área comercial.

Separações, perdas e violência

Segundo o religioso, este ano também será de muitas intrigas e discórdias entre as famílias, com propensão para a separação de casais. Também podem acontecer acidentes terrestres e aéreos marcantes. “É preciso tomar cuidado nas estradas e no manejo de fogo”, comenta

O ano de Xangô e Iansã também terá um aumento significativo da violência no município e em todo Brasil. O babalorixá salienta que está prevista a perda de artistas e cantores de renome, assim como de um apresentador ou apresentadora de televisão conhecido.

Em 2019, as manifestações da natureza estarão em alta, trazendo perdas significativas para a pecuária e agricultura. O setor poderá sofrer grandes quedas, ocasionando aumento no valor dos alimentos produzidos por essas áreas. Na esfera mundial, a previsão é para terremotos, furacões e chuvas fortes. “No Brasil, o destaque é  para vendavais e chuvas de granizo”, conta. De acordo com Miguel, a partir do meio do ano, haverá pequenos equilíbrios na economia.

Cores predominantes: vermelho e branco

Banhos para o ano : manjericão

Arcanjo protetor:  São Miguel

Dica: “Para passar um ano bom, as pessoas devem ser transparentes e de caráter firme”.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br