ANO: 25 | Nº: 6334
31/12/2018 Retrospectiva 2018

Sonhos distintos da dupla Ba-Gua

Foto: Reprodução JM

Por estarem em divisões diferentes, não teve o clássico Ba-Gua, em 2018
Por estarem em divisões diferentes, não teve o clássico Ba-Gua, em 2018

Por Diego Rodrigues

O ano para os clubes da cidade foi de perspectivas diferentes. O Guarany Futebol Clube buscava subir para a divisão de Acesso, já o Grêmio Esportivo Bagé pleiteava uma vaga na Primeira Divisão. Por estarem em divisões diferentes, não tivemos a realização do clássico Ba-Gua.


  • Grêmio Esportivo Bagé

O jalde-negro apresentou seu grupo no dia 15 de janeiro, com 15 novos atletas e cinco jogadores da base. O clube também apresentou o novo treinador Carlos Morais e o auxiliar técnico Michel Neves.

O time estreou na divisão de acesso com vitória fora de casa por 3 a 2, no dia quatro de março, contra o São Gabriel. Na sequência, como mandante, o Bagé venceu o Inter de Santa Maria. Por estar cumprindo suspensão, a partida foi realizada no estádio Bento Freitas em Pelotas. O time na terceira rodada empatou sem gols, fora de casa, contra o Lajeadense.

No dia 21 de março, o jalde-negro realizou seu primeiro jogo diante de sua torcida, no estádio da Pedra Moura, ficando no empate de 1 a 1, contra o Pelotas. Nos três jogos seguintes, o time empatou - contra o Aimoré, Guarani de Venâncio Aires e Santa Cruz.

O Grêmio Bagé alcançou uma incrível marca, ficando 900 minutos sem perder. A invencibilidade se manteve até a 10° rodada. A primeira derrota aconteceu no dia 22 de abril, quando perdeu por 2  a 1, contra o Pelotas. O jalde-negro, pelos critérios de desempate, acabou não se classificando para as quartas de final, encerrando sua participação na quinta colocação, com 19 pontos em 14 jogos.


Segundo semestre de copa e grande contratação

O Grêmio Bagé fez uma boa campanha no segundo semestre, dentro da Copa Wianey Carlet. O jalde-negro chegou até a fase de oitavas de final da competição. Antes, o técnico Carlos Morais, que estava desde o início do ano, acabou sendo demitido. O então auxiliar técnico Michel Neves assumiu o cargo. Na oitava de final, os duelos foram contra a equipe do Inter-B. No jogo de ida, realizado no Pedra Moura, o Bagé conseguiu a vitória por 1 a 0. Na volta, o Inter-B reverteu a desvantagem e acabou ganhando por 2 a 0. Mas a polêmica ficou no fim do jogo, com os atletas do jalde-negro reclamando de um possível pênalti não assinalado a seu favor.

Uma grande surpresa foi reservada para a torcida na tarde de 10 de dezembro pela diretoria. Tratava-se da contratação de um campeão mundial de clubes pelo São Paulo, o meio-campista Souza, de 39 anos, que também já defendeu a camiseta do Grêmio, para a próxima temporada. Antes de finalizar o ano, mais uma surpresa. O ex-jogador do Grêmio, Luís Mário Miranda da Silva, o Papa-Léguas, foi contratado como diretor do Departamento de Futebol, como parte do objetivo do clube de chegar à primeira divisão do Campeonato Gaúcho.


  • Guarany Futebol Clube

O alvirrubro começou o ano com uma série de peneirões, sob a supervisão do treinador Totonho Padilha, buscando atletas para formar o grupo para a disputa da segunda divisão. Porém, Totonho foi demitido no dia 11 de abril, assumindo no seu lugar o treinador Badico. A temporada iniciou com empate fora de casa por 2 a 2, contra o Real Sport Clube, de Capão da Canoa, no dia 28 de abril.

O Guarany realizou uma grande campanha na primeira fase da competição, o time somou 21 pontos em 10 jogos, sendo seis vitórias, três empates e apenas uma derrota. Com isto, acabou se classificando para as quartas de finais.

O alvirrubro começou as quartas de finais da segunda divisão no dia 5 de julho, contra o Cruz Alta, com empate de 2 a 2, no estádio Leão da Serra. A partida de volta foi realizada no dia 8 de julho, com vitória de 2 a 0 dentro do estádio Estrela D’Alva. Assim, o Guarany classificou-se para a semifinal.

O adversário, nessa fase, foi o Farroupilha. A primeira partida foi realizada no dia 12 de julho, fora de casa, no Nicolau Fico. As equipes ficaram no empate sem gols. O jogo de volta aconteceu no dia 15 de julho, no estádio Estrela D’Alva. Mesmo diante de seus torcedores e com bom futebol, o sonho do acesso foi interrompido. O alvirrubro saiu na frente do marcador, mas acabou cedendo o empate, na etapa complementar. Com o resultado de 1 a 1, o Farroupilha sagrou-se classificado para a final, garantindo assim o acesso.


Estádio Estrela D’Alva vai a leilão

O Guarany não participou de competições no segundo semestre, mesmo assim o clube viveu uma preocupação. Um processo movido pela União, motivado por uma cobrança de dívidas com o FGTS, levou o estádio Antônio Magalhães Rossel a leilão no dia 22 de novembro. Avaliado em R$ 2,5 milhões, não houve nenhum interessado no certame.

No dia 5 de dezembro, um novo leilão para a venda do estádio foi realizado, porém assim como no primeiro, não houve interessados, apesar de que o lance mínimo acabou caindo pela metade, ou seja, R$ 1,25 milhão.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Carregando...