ANO: 25 | Nº: 6334
31/12/2018 Retrospectiva 2018

Touro criado em Bagé é o melhor Braford do mundo

Foto: Zzn Peres/EspecialJM

Touro da Cabanha Santa Helena colocou Bagé no cenário mundial do Braford em 2018
Touro da Cabanha Santa Helena colocou Bagé no cenário mundial do Braford em 2018

Por Miquéli Romero

Tradicional terra de desenvolvimento da pecuária, Bagé garantiu, em março deste ano, mais um reconhecimento para o setor, desta vez em nível internacional. O touro Punto Final, de propriedade da Cabanha Santa Helena, foi eleito o melhor exemplar da raça, durante o 7º Congresso Mundial Braford, no Texas, Estados Unidos.

Criado na Rainha da Fronteira pelo pecuarista Pedro Obino Neto e por sua mãe Vórgia Obino, o touro, com apenas três anos, já era um motivo de orgulho para eles. Já possuía o título de Grande Campeão da Expointer, de 2017, e também o título de Melhor Sul-Americano, o que garantiu sua participação no certame mundial.

A cada três anos, durante o Congresso Mundial de Braford, elege-se o melhor touro do mundo. No Texas, uma comitiva bajeense acompanhou o evento. Além do filho de Vórgia, que representou a propriedade, a Associação Brasileira de Hereford e Braford - ABHB organizou a viagem de um grupo de representantes.

O prêmio ao Punto Final motivou uma procura quase que desenfreada por sêmen, em especial de produtores que buscam qualificar seus plantéis com genética de qualidade, no caso, do melhor da raça. Apesar do título ter elevado a procura, o pecuarista mantém uma tabela fechada sobre a venda de sêmen, mesmo diante da disputa no mercado internacional.

Os prêmios obtidos por Punto Final e o retorno garantido aos seus proprietários motivaram uma decisão de eternizar, em tela, a figura do campeão. José Acunã, considerado um especialista em pintar cavalos de diferentes raças, além de outras espécies de animais, foi procurado para transformar a imagem do touro em obra de arte.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Carregando...