ANO: 25 | Nº: 6334
31/12/2018 Retrospectiva 2018

Um ano de avanços no desenvolvimento econômico

Foto: Divulgação

Eventos realizados no Largo do Centro Administrativo, além de movimentar a economia, proporcionaram  lazer aos bajeenses
Eventos realizados no Largo do Centro Administrativo, além de movimentar a economia, proporcionaram lazer aos bajeenses

Por Ketherine Acosta

O ano de 2018 foi muito próspero para o setor econômico da cidade. Algumas das iniciativas para alavancar a área foram as várias ações de incentivo à produção artesanal e produtores locais e a inauguração de empresas de diversos setores da economia, que contaram com o suporte da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Vários festivais gastronômicos geraram empregos e renda para a cidade, além de movimentar turisticamente a Rainha da Fronteira. O anúncio da data de retomada dos voos comerciais, que se arrasta desde o ano passado, foi outra questão marcante.

A Mostra Artesão em Foco, realizada no saguão do Centro Administrativo, aconteceu no dia 30 de janeiro e reuniu o trabalho de 40 artesãos da cidade. O evento teve como objetivo promover consumo de produtos locais. A Rainha da Fronteira também sediou entre os dias 26 e 30 de setembro a primeira Feira Anual de Artesanato do Pampa, que contou com 100 artesãos de todo o Estado. Aconteceu, também, o seminário Artesão em Foco, que buscou incentivar a atividade artesanal com qualificação e políticas de formação. A reinauguração da Casa do Mel, localizada na Avenida Santa Tecla, também alavancou a produção local e facilitou o comércio.

O projeto Sábados Azuis contou com quatro edições ao longo do ano. O evento é realizado em três quadras da avenida Sete de Setembro e ocorreu nos dias 28 de abril, 30 de junho, 8 de setembro e 3 de novembro. A iniciativa foi indicada na 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional, mas infelizmente não ganhou.

Ao longo do ano, Bagé ficou na mira para instalações de empresas dos mais diversos segmentos. Importantes redes como Magazine Luíza, Lojas Americanas e Havan mostraram interesse em inaugurar filiais por aqui. No dia 17 de outubro, foi inaugurada a Savarauto, concessionária da Toyota, que acabou gerando 20 novas vagas de empregos. Outra novidade foi a inauguração do Posto Sim, que ocorreu no dia 23 de outubro, e garantiu mais 20 vagas de trabalho. A instalação das Lojas Americanas será realidade já no início de 2019, no antigo prédio do Hotel do Commércio, e é umas das inaugurações mais aguardadas pela população.

Há outros dois investimentos que têm previsão de inauguração no primeiro semestre do ano entrante: a UPPS – Distribuidora Ltda., do Uruguai, especializada em fabricar glóbulos inertes, vai gerar, inicialmente, 50 vagas de emprego. Outro empreendimento a ser inaugurado é o Hotel Villa De Carli, que terá uma proposta totalmente sustentável. e contará com 62 apartamentos, quatro cabanas, uma capela, um centro de eventos e um hostel, além de vários espaços de lazer. Somente na fase de obras já gerou 50 empregos e quando estiver em funcionamento gerará mais 20 novas vagas.


Festivais gastronômicos

Os festivais gastronômicos e das cervejas levaram milhares de pessoas ao Largo do Centro Administrativo, gerando importante movimentação econômica para a região. O Festival de Cerveja da Campanha, que teve duas edições neste ano, é uma parceria junto à Associação dos Cervejeiros da Fronteira. Os eventos realizados em março e em setembro, movimentaram cerca de 13 mil pessoas, envolvendo 20 cervejarias de Bagé e região. Por outro lado, o primeiro Festival Gastronômico Sabores do Sul, produzido pela produtora paranaense RT Eventos, em novembro, teve participação de 35 empresas, das quais mais de 20 eram locais.


Voos em pauta

O ano começou com a perspectiva de que em janeiro seriam retomados os voos comerciais entre Bagé e Porto Alegre. A Azul Linhas Aéreas e a Gol Linhas Aéreas, em parceria com a empresa Táxi Aéreo Two Flex, tiveram interesse em operar. Em fevereiro, técnicos da empresa Two Flex/Gol e da Infraero vistoriaram o Aeroporto Internacional Comandante Kraemer, para analisar a sua estrutura. Em março, a Two Flex/Gol oficializou os voos da aeronave Cesna 208B Grand Caravan, previstos para abril. Com a dificuldade de disponibilizar os bilhetes na internet, o início passou para o mês de maio. Hoje, há tratativas para que a Two Flex/Gol mantenha a rota e comece as operações em janeiro.

Em setembro, a companhia de aviação Azul confirmou que deveria começar a operar os voos fevereiro de 2019. A empresa tinha sido a primeira a mencionar a possibilidade de um itinerário diário da Rainha da Fronteira à capital gaúcha, mas estava em negociação com o governo do Estado para reduzir o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços. Em outubro, a empresa e o aeroporto solicitaram a certificação para a Agência Nacional de Aviação Civil. A primeira viagem está prevista para o dia 11 de fevereiro. Os aviões que realizarão os voos comportam 70 pessoas em cada viagem.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Carregando...