ANO: 25 | Nº: 6334
31/12/2018 Retrospectiva 2018

Um ano fora do comum

No começo de 2018, todos tínhamos a expectativa de que seria um ano diferente. Um ano de transformações individuais, coletivas, sociais, políticas, econômicas, sem entrar no mérito de qualificá-las como positivas ou negativas, mas transformações. Um ano que, sem dúvida alguma, ficaria marcado por inúmeros fatos, tanto nacionais quanto locais.

A retrospectiva também faz parte de uma transformação, neste caso, extremamente positiva. Pela primeira vez, alunos do curso de Jornalismo da Urcamp, inseridos no projeto jornal-escola, assinam em sua totalidade um produto jornalístico comercial do Jornal MINUANO e se encarregam de relembrar os principais fatos do ano em Bagé.

Falando na Rainha da Fronteira, foi um ano mobilizador. As Eleições 2018 fizeram ferverem os ânimos. Forças policiais sobrecarregadas, em um ano marcado pela sensação de insegurança, desgraças e o combate ao crime. Desabastecimento de água, de combustíveis e de alimentos marcaram todas as classes. Um ano que caminhou para o desenvolvimento econômico, apesar da recessão.

O 2019 chega com ares esperançosos para uns, apreensivos para outros. Um ano em que a Democracia deverá ser o centro do debate. As liberdades individuais e a diversidade de opiniões precisarão ser respeitadas e preservadas. Um ano em que as lutas por avanços sociais, políticos e econômicos não poderão parar. Uma coisa já é certa: o novo ano também será marcante.

Agradeço, em nome de todos os alunos do curso de Jornalismo, as inúmeras oportunidades de prática jornalística, proporcionadas, em 2018, pela integração com o Jornal MINUANO. Para finalizar, desejo que 2019 seja um ano positivo e que possamos, enquanto sociedade, transcender a violência, os preconceitos, as desigualdades, os desafios econômicos e que o amor possa, acima de tudo, preencher os corações vazios.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Carregando...