MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Proposta por trilhos

Publicada em 04/01/2019


Apontado como um dos principais fatos ocorridos ao longo de 2018, a paralisação dos caminhoneiros, muito além de demonstrar insatisfação de uma categoria específica em âmbito nacional, serviu para balizar um fato que já ultrapassou a barreira da tese. O País precisa, de fato, estimular novos mecanismos de mobilidade, com certa ênfase no que tange o setor de transportes.
Pois tal tópico estará na pauta próxima no centro da política nacional. A Comissão de Infraestrutura do Senado deve iniciar os trabalhos de 2019 com a discussão de um projeto que permite, à iniciativa privada, a construção e a operação de suas próprias ferrovias. Senão a ideal, é uma alternativa de incremento.
No atual momento, conforme o autor da matéria, senador José Serra, as ferrovias respondem por 15% das cargas transportadas no Brasil. Algo significativo, sim, mas que pode melhorar, e muito. Até porque, é evidente, que desafogar rodovias significa, em parte, melhorar a mobilidade de quem não atua no setor de transporte; ou seja, ampla maioria dos cidadãos.
A ideia, na prática, é permitir a exploração das ferrovias por meio de uma autorização, em que o governo primeiro fará uma chamada pública de interessados. A competição entre empresas explorando a mesma região geográfica está prevista como forma de incentivar a competição e a modicidade dos preços. Está prevista, ainda, conforme a Agência Senado, a utilização de um mesmo trecho ferroviário por várias empresas, não ocorrendo a exclusividade no trecho, como atualmente ocorre.
Já aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos, em dezembro, o projeto, se receber a devida atenção, pode não apenas ter tramitação acelerada, mas, ainda, resultar em investimentos breves. O que seria interessante, ainda mais dentro de uma economia que busca retomar seu potencial. Como há projeção de obras, a geração de empregos deve ganhar destaque e, no mínimo, contribuir com a tão buscada recuperação.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br