ANO: 24 | Nº: 6185
05/01/2019 Cidade

Presidente da ATMÃ Educar ministrará aula de lançamento do novo MBA da Urcamp

Foto: Felipe Valduga

Virgínia e Paz destacam preparação de docentes para novo formato de ensino da Insituição
Virgínia e Paz destacam preparação de docentes para novo formato de ensino da Insituição
Integrantes do corpo docente e técnicos administrativos da Urcamp participarão, entre os dias 8 e 9 de janeiro, da aula inaugural do MBA de Educação Híbrida, Metodologias Ativas e Gestão da Aprendizagem. A atividade, que será ministrada pelo professor Ryon Braga, presidente da ATMÃ Educar e diretor técnico da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), acontecerá no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza, na terça-feira, a partir das 19h, e na quarta-feira, com início programado para às 9h.

Na oportunidade, Braga falará sobre o assunto "Educação Superior no Século XXI", o qual é tema do primeiro módulo da especialização, que é composta por 18 unidades. Em cada um destes módulos mensais, os participantes receberão aulas presenciais, videoaulas e atividades disponibilizadas por alguns dos principais nomes nacionais da área educacional, como o próprio palestrante da aula inicial, e outros professores cujas obras são referências nacionais e internacionais.
Conforme o vice-reitor da Urcamp, Fábio Josende Paz, esta oportunidade atende ao atual momento da instituição, que está implantando um novo modelo de ensino em sua base curricular. "Conforme estamos mudando o nosso modelo, nós estamos preparando os professores para que eles possam, rapidamente, se adequar a essa realidade. A Urcamp não está apenas implantando uma metodologia, mas também está trazendo ferramentas para que os professores se preparem para este novo momento", afirma.

Graduação I
Segundo a pró-reitora de ensino da Urcamp, Virgínia Dreux, o novo modelo de ensino adotado pela instituição, o qual vem sendo chamado de Graduação I, é focado em aplicar atividades práticas em sala de aula, incentivando os alunos a acharem soluções para projetos reais. "O objetivo é que o aluno termine o semestre com a solução de um problema real, demandado da comunidade ou internamente da Urcamp", informa.
Para o vice-reitor, a capacitação dos docentes e administradores, por meio do MBA, aliada às novas metodologias da Graduação I, devem garantir uma melhor adaptação aos professores e maximizar o aprendizado dos alunos. "Sempre escutamos que a sala de aula e as metodologias são as mesmas de 100 anos atrás. Mas não é bem isso. A sociedade mudou muito nestes anos, os alunos necessitam de novas formas de aprendizado e ambientes inovadores que estimulem a criatividade. A partir deste entendimento, a Urcamp vem se adequando com o objetivo de, de fato, preparar o seu professor para trabalhar com esse novo perfil de estudante. Estamos passando por um momento de transformação que já rendeu resultados práticos, seja em sala de aula, mas também na infraestrutura da Instituição. Quem acompanha esta mudança sabe que é uma nova realidade", explica Paz.

Especialização
O MBA de Educação Híbrida, Metodologias Ativas e Gestão de Aprendizagem é uma pós-graduação lato sensu, no formato híbrido, com carga horária presencial de 144 horas e virtual de 306 horas. Além disso, o curso também conta com 60 horas para projetos.
A especialização tem como objetivo, capacitar docentes e técnicos administrativos da instituição a realizarem a gestão do processo de ensino e aprendizagem em seus ambientes de trabalho, utilizando metodologias ativas de aprendizagem, matriz curricular baseada em competências e um modelo híbrido de educação superior.
Nesta primeira turma, a especialização contou com 180 inscritos e as aulas devem se estender até julho de 2020.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...