MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Fábrica de azeite de oliva de Bagé inicia produção em fevereiro

Publicada em 08/01/2019
Fábrica de azeite de oliva de Bagé inicia produção em fevereiro | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Maquinário foi adquirido em Santa Catarina

A primeira indústria de fabricação de azeite de oliva de Bagé recebeu, ontem, os equipamentos para dar início à sua produção. A montagem do maquinário, que foi adquirido de uma empresa catarinense, deve ser finalizada no final desta semana e a projeção é que, em fevereiro, inicie a extração.
A Azeites do Pampa Agroindústria Ltda. começou a ser pensada em 2015. O investimento, de cerca de R$ 2 milhões, é proveniente de nove sócios, que buscaram recursos públicos para a implantação. No início de 2016, foi projetada a forma de Associação e, em junho do mesmo ano, os produtores já haviam conseguido formar o grupo e reunir o valor necessário. O prédio que abriga o maquinário foi construído próximo ao Aeroporto Comandante Kraemer e o espaço possui cerca de 300 metros quadrados. Além da indústria, o local terá uma loja para a comercialização do azeite.
Conforme um dos sócios da empresa, Émerson Menezes, a indústria terá a capacidade de extração de 500 quilos por hora e um hectare de uma planta a partir de seis anos que produz em torno de cinco mil quilos. A capacidade de produção será de 120 hectares plantados por safra.
Segundo o engenheiro- agrônomo, este ano, o município terá a primeira extração oficial. Atualmente, Bagé conta com 180 hectares plantados. Ele ressalta que os produtores e sócios do empreendimento, Pedro Dirceu e Reginaldo Gasso, terão as primeiras colheitas de áreas plantadas há cinco anos. “Além da produção própria, estamos negociando com produtores da região para beneficiar o produto”, comenta.
Conforme o técnico regional da Emater, Edson Dornelles, o plantio de oliveiras está concentrado na Metade Sul e é um dos cultivos que mais crescem na região, juntamente com a noz-pecã. Ele explica que esses alimentos, além de compensarem economicamente, trazem benefícios à saúde. “O crescimento é de 30% ao ano”, enaltece.
Para outro sócio do empreendimento, Frederico Frazão, e sua esposa, Tânia, uma das vantagens da fábrica será a qualidade do azeite, visto que o tempo de colheita até chegar a extração será pequeno. “A fermentação da azeitona baixa a qualidade do produto e como a produção é na região o período de transporte será curto”, explica.
A primeira produção da fábrica está prevista para a segunda quinzena de fevereiro e a inauguração da fábrica está agendada para março. A empresa adquiriu tanques de estocagem, garrafas, máquina de extração, moega, lavagem e limpeza. A planta é toda automatizada e, inicialmente, os próprios sócios irão operar o maquinário. A geração de empregos será na safra, para a colheita do produto.

Beneficiamento
Nesta primeira safra, devem ser beneficiados em torno de 10 hectares, com uma média de 200 quilos por hectare, o que deve alcançar em torno de de 600 litros de azeite. A ideia é que daqui há cinco anos sejam extraídos cerca de três mil litros do produto.
Conforme Menezes, o projeto Olivais do Pampa, desenvolvido entre 2012 e 2015, foi o grande fomentador de empreendedores no setor. A partir da iniciativa, muitas pessoas se interessaram no cultivo. Hoje, a região tem uma área de 180 hectares plantados e a possibilidade de crescimento para cerca de 500, em três anos.
A obra da fábrica levou em torno de 15 meses para ser concluída e irá contar com setores de recepção, lavagem e limpeza, extração, depósito, envase e expedição, além de uma loja para a comercialização.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br