MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Chuva causa alagamentos e prejuízos em Bagé e região

Publicada em 10/01/2019
Chuva causa alagamentos e prejuízos em Bagé e região | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Algumas áreas foram interditadas

O grande volume de chuva registrado entre a madrugada e manhã de ontem causou diversos prejuízos para os municípios da região e seus moradores. Segundo informações da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bagé, a precipitação registrada no dia foi de 124 milímetros (mm). Com isso, o acumulado do mês chega a 161 mm, volume próximo à média histórica de 170mm.

Até o início da tarde de ontem, a Defesa Civil de Bagé havia registrado 12 pontos de alagamento, que prejudicaram cerca de 30 casas. Também houve quedas de árvores e galhos nos bairros Prado Velho, São José e Vila Brum. Pelo menos quatro edificações tiveram suas estruturas comprometidas pela chuva e seis residências foram destelhadas. Segundo informações da Defesa Civil, será avaliada a possibilidade do município decretar situação de emergência.

O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) atuou desde às 3h da manhã em vários pontos de alagamentos da cidade. Cerca de 20 atendimentos foram realizados até o meio-dia. Houve inundações de grande proporção em vários locais, que necessitaram da utilização de retroescavadeira e de caminhão de sucção e jateamento.

O diretor do Daeb, Graciano Aristimunha Pereira, e o prefeito de Bagé em exercício, Manoel Machado, estiveram nos locais críticos, juntamente com suas equipes. Entre as ocorrências de maior relevância estão as Ruas Mário Araújo (bairro Bonito), Enfermeiro Nadir de Matos e Valmore Nott (Menino Deus), Rua 745 (Prado Velho) e Rua 266 (Madezatti). “Não estamos medindo esforços para ajudar ao máximo a população que está sendo afetada por esta forte chuva ocorrida em pouco espaço de tempo”, destaca Aristimunha.

Entre a madrugada e a manhã de ontem, o Corpo de Bombeiros de Bagé atendeu 15 casas que sofreram com alagamento e cortou três árvores que corriam risco de cair. Também foram resgatados um cavalo que estava em um bueiro, na rua dos Rodoviários, próximo ao Daer, e um cachorro que estava preso entre dois prédios, no bairro São Bernardo.

A moradora da rua Bento Gonçalves, Bruna Saraçol da Conceição, teve a maioria das peças de sua casa alagadas durante a madrugada. Ela conta que, até então, já havia sofrido com goteiras em algumas peças, porém, desta vez, não sabia o que fazer ao ver a situação. “Simplesmente chovia que nem na rua”, declara.

O governador Eduardo Leite informou, por meio da sua conta no Twitter, que o Estado disponibilizou auxílio aos municípios atingidos. Para Bagé e Alegrete, afirmou que "foram enviadas lonas e as equipes também estão atuando desde cedo nos levantamentos dos danos para atender a população".

Região

Em Candiota, a enxurrada ultrapassou os 150 mm. Devido aos alagamentos, o atendimento no posto de saúde da sede do município teve que ser reduzido até as 12h. A Estratégia da Família Rural (ESF Rural) não teve expediente, pois a ponte que liga à sede do município transbordou, deixando sem acesso para fazer os atendimentos.

Em Hulha Negra, houve falta de energia da meia-noite às 2h. Segundo informações do governo municipal, foram contabilizados mais de 170 mm de chuva. A equipe do Executivo esteve na rua das 3h às 8h, verificando e auxiliando famílias atingidas, em três pontos de alagamento.

A Prefeitura de Dom Pedrito realizou atendimento aos desabrigados, que foram levados para o Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura e outras famílias que estão em casa de familiares e amigos, em razão da chuva, que atingiu 150 mm. Além do acompanhamento logístico realizado pela Secretaria de Obras, os moradores da Capital da Paz que estão no parque de exposições iriam receber refeições.

A Casa do Agasalho de Dom Pedrito foi aberta para os atingidos que estavam com suas roupas molhadas. O gabinete da primeira-dama arrecadou produtos de higiene pessoal, limpeza, colchões, roupas de cama e banho, utensílios domésticos e móveis, no rancho da Praça General Osório.

Energia

Até o início da tarde de ontem, a Gerência Regional da Campanha da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) registrou 10 postes caídos na zona rural. Já na área urbana, foram oito casos de cabos arrebentados. Entre os municípios de Bagé, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Candiota, Pinheiro Machado e Pedras altas, a estatal contabilizou 2,2 mil ocorrências de falta de energia.

Já a Cooperativa Regional Eletrificação Rural Fronteira Sul (Coopersul), responsável pela distribuição de energia para Aceguá e partes de Hulha Negra, Candiota e Bagé, não teve postes atingidos pela chuva. No entanto, a entidade teve um transformador queimado e redes avariadas por presença de galhos. Por algumas horas houve cortes de distribuição em Aceguá e arredores. Conforme a assessoria de imprensa da instituição, seis equipes trabalharam para recuperar o abastecimento em menos de 8 horas.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br