ANO: 24 | Nº: 6159
10/01/2019 Cidade

Laboratório Central terá novo equipamento para análises

Foto: Rodrigo Sarasol

Aparelho de automação para dosagens químicas deve acelerar realização de exames
Aparelho de automação para dosagens químicas deve acelerar realização de exames
O Laboratório Municipal de Bagé, mantido pela Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa Com Deficiência, recebeu, em dezembro, um novo equipamento de automação para dosagens químicas. Durante dois dias, nesta semana, as funcionárias do espaço passaram por um treinamento com a farmacêutica bioquímica Dalin Sandra Tedesco, assessora científica do grupo Labinbraz, empresa de onde o equipamento foi adquirido.
"É uma máquina de bioquímica que possui 100% do sistema automatizado, utilizado para rotinas de pequeno a médio porte. Ele tem uma capacidade de fazer 250 testes/hora, realizando o processo até o resultado final da amostra. O interfaceamento possibilita total integração entre os equipamentos de automação laboratorial e o Sistema de Informação Laboratorial, software de cadastro do laboratório", explica Dalin.
A coordenadora do laboratório, Cíntia Lima Ambrózio, conta que o local já tinha um aparelho semelhante, porém, com a chegada de mais um, será possível aumentar a demanda de exames no mesmo período de tempo. "Esse é mais moderno, que produzirá resultados mais rápidos, acelerando todo o processo laboratorial, aumentando a rotatividade de pacientes ao mesmo tempo em que podemos oferecer maior agilidade nos diagnósticos", esclarece, informando, ainda, que o treinamento foi oferecido pela empresa, não gerando custo ao município.
Cíntia fala que o aparelho serve para a verificação das seguintes análises de colesterol, triglicerídeos, HDL, LDL, ureia, creatinina, cálcio, magnésio, fosfatase, fósforo, potássio, ferro, entre outros, que fazem parte de perfis lipídicos, renais, hepáticos e enzimas pancreáticas.
Mário Mena Kalil, secretário de Saúde, ressalta os benefícios motivados pela aquisição. "Com esta nova máquina, será permitida a ampliação de análises disponibilizados pela rede e diminuir o tempo de espera para a realização dos exames", evidenciou.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...