MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Pampa Sul viabiliza cursos e doa van para Hulha Negra

Publicada em 11/01/2019

Os cursos de costura, modelagem industrial e confecções em patchwork, realizados entre os meses de outubro e dezembro de 2018, em Hulha Negra, celebraram suas 18 formandas na noite de terça-feira, em atividade realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. A promoção dos cursos foi da Prefeitura, UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) e do Sistema FIERGS-SENAI/RS, que ministrou as aulas em uma das suas unidades móveis, que ficou estacionada na avenida principal do município.
A turma, selecionada por meio de cadastro realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, contemplou moradoras da sede e da zona rural de Hulha Negra. Presente na formatura, o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, destacou que oferecer qualificação profissional é uma das metas da administração. "Sabemos que com mais qualificação novas oportunidades se abrem, por isso temos o compromisso de buscar cursos que possibilitem um auxílio na renda das famílias. Agradecemos imensamente a nossa parceira UTE Pampa Sul porque foi através desta parceria que podemos realizar esta festa de formatura", disse.
Para a secretária de Assistência Social, Elisete Brasil, a capacitação, além de gerar renda, é uma forma de unir os participantes. "Os cursos tiveram como objetivo inicial a geração de renda, além de ser uma atividade que integra as pessoas e estimula o trabalho em equipe", explica.
Para as alunas, os conhecimentos obtidos promoveram mais uma oportunidade de acesso ao mercado de trabalho, por meio da qualificação profissional. "Os cursos foram maravilhosos, porque além de todo conhecimento repassado por meio das técnicas de corte e costura, eles irão contribuir com uma nova forma de renda e ainda possibilitar a confecção das nossas próprias peças. Era um sonho antigo meu e que foi realizado. Já estou costurando em casa e pretendo trabalhar com costura em geral, depois que eu comprar uma máquina overlock”, disse uma das alunas do curso, Esmeralda da Rosa Couto.
O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, conta que, inicialmente, estavam previstos somente os cursos de costura e modelagem industrial, mas que, devido à iniciativa das próprias alunas, foram incluídas as atividades sobre a confecção de produtos utilizando a técnica de patchwork. “Ficamos muito satisfeitos em perceber o empenho das alunas que, inclusive, buscaram este terceiro curso como mais uma alternativa de formação e incremento de conhecimento. Esperamos que os cursos possam representar um incentivo ao empreendedorismo e a valorização do trabalho desenvolvido por elas”, destaca Stamm.


Entrega de veículo
Momentos antes do início das formaturas, o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, e a secretária de Assistência Social, Elisete Brasil, receberam oficialmente, do analista socioambiental da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), Fulgêncio Duarte, uma Van Sprinter de 21 lugares. O veículo é fruto de uma demanda do Grupo da Melhor Idade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e foi adquirido por meio de parceria com a Pampa Sul.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br