MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

De olho no futuro

Publicada em 12/01/2019

Recurso importante para as prefeituras, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) pode ganhar nova lógica de distribuição. Em meio à discussão sobre a manutenção do modelo de transferência, que atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio, a Câmara do Deputados avalia uma proposta que aumenta o repasse às redes estaduais e municipais que proporcionarem o ensino de novas tecnologias. O critério, inclusive, pode favorecer o debate sobre a relevância do dispositivo.
O Fundeb está em vigor desde janeiro de 2007 e, na prática, deve ser encerrada em 2020. Pela regra em vigor, a destinação dos investimentos é feita de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior. Existe, ainda, uma forma de acompanhamento, com métricas de controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos. Deputados discutem alternativas para tornar o Fundeb permanente. E a definição de novos critérios se insere perfeitamente neste cenário de reavaliação.
A importância do Fundo é inegável. O próprio governo federal, na página oficial do Fundeb, reconhece que o sistema de transferência de recursos ‘materializa a visão sistêmica da educação, pois financia todas as etapas da educação básica e reserva recursos para os programas direcionados a jovens e adultos’, em uma estratégia de distribuição que leva em consideração o desenvolvimento social e econômico das regiões. A alteração na lei pode privilegiar, agora, o ensino de programação e robótica voltados para desenvolvimento de games, aplicativos, modelagem e animação, por exemplo. E este pode ser um salto necessário para o futuro.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br