ANO: 25 | Nº: 6279
12/01/2019 Cidade

IBGE prepara censo de 2020

Foto: Tiago Rolim de Moura

No momento, foco é a atualização do mapeamento dos municípios
No momento, foco é a atualização do mapeamento dos municípios
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão responsável por realizar o censo demográfico brasileiro, está desenvolvendo um mapeamento dos nove municípios que integram a base territorial da agência em Bagé, para dar início ao Censo de 2020. O Instituto é responsável pela pesquisa desde 1940 no País.

Para realizar os preparativos, a coordenadora da agência de Bagé, Laiane Castro Lopes, está dividindo as tarefas com o servidor Rubens Josué Brignol Guimarães. Ele salienta que Laiane está atualizando o mapeamento nos municípios de Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Santana da Boa Vista, enquanto ele fica responsável pelo trabalho de rotina da agência.

Guimarães ressalta que, sem o conhecimento correto da realidade, é impossível a aplicação dos questionários básicos da pesquisa e, posteriormente, de políticas públicas, de maneira eficiente. "A realização do censo acontece de 10 em 10 anos", relata .

O questionário básico da pesquisa investiga informações sobre características dos domicílios (condição de ocupação, número de banheiros, existência de sanitário, escoadouro do banheiro ou do sanitário, abastecimento de água, destino do lixo, existência de energia elétrica ); emigração internacional; composição dos domicílios (número de moradores, responsabilidade compartilhada, lista de moradores, identificação do responsável, relação de parentesco com o responsável pelo domicílio); características do morador (sexo e idade, cor ou raça, etnia e língua falada, no caso dos indígenas, posse de registro de nascimento, alfabetização, rendimento mensal ); e mortalidade. A investigação nos domicílios selecionados, efetuada por meio do questionário da amostra, inclui, além dos quesitos presentes no questionário básico, outros mais detalhados sobre características do domicílio e das pessoas moradoras, bem como quesitos sobre temas específicos, como deficiência, nupcialidade e fecundidade.1

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...