ANO: 25 | Nº: 6405
14/01/2019 Cidade

Conselho de Saúde trata sobre pendências financeiras com a nova secretária do Estado

Foto: Divulgação

Conselheiros estão otimistas após o encontro
Conselheiros estão otimistas após o encontro
A mesa diretora do Conselho Estadual de Saúde (CES) teve sua primeira audiência, com a nova secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. O encontro aconteceu na quinta-feira e serviu para serem abordados temas como, por exemplo, o atraso dos recursos destinados para os municípios e hospitais, que ultrapassam R$ 1,1 bilhão. Além disto, o encontro abordou a crise financeira do Estado, a alteração da lei do Conselho, 8ª Conferência Estadual de Saúde, homologação das resoluções e questões estruturais da gestão e do quadro de funcionários do CES.

Conforme o presidente do Conselho Municipal de Saúde e integrante da mesa diretora do CES, Milton Brasil, a secretária se comprometeu em pagar em dia, a partir de agora, e adiantou que irá tratar sobre os repasses em atraso com o secretário da Fazenda, para avaliar a real situação financeira do Estado, e como as pendências com os municípios e hospitais podem ser sanadas.

Brasil avalia o encontro como positivo e disse que a secretária salientou que a saúde é prioridade para o governo. "Serão mantidas todas as políticas públicas, porém com algumas prioridades por falta recursos", comenta. O conselheiro comenta, ainda, que foi a secretária que propôs o encontro, afirmando que irá apoiar o Conselho para a organização das conferências municipais e estadual.

O presidente do Conselho Municipal diz que Arita se comprometeu, também, a participar de reuniões da mesa e plenárias do CES/RS, que acontecem semanalmente. "Ela também irá rever os contratos com os prestadores de serviço da área da saúde", destaca.

Arita Bergmann é graduada em Serviço Social, pela Universidade de Pelotas, e já havia assumido este cargo na gestão da ex-governadora Yeda Crusius (PSDB), em 2010. Também foi secretária adjunta, duas vezes, no governo de Germano Rigotto, e nos três primeiros anos da gestão de Yeda.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...