MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Carne Pampa registra crescimento de 22% no número de animais certificados

Publicada em 15/01/2019
Carne Pampa registra crescimento de 22% no número de animais certificados | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mais de 51 mil exemplares foram registrados em 2018

O ano de 2018 terminou com motivos de sobra para comemorar as duas décadas do Programa Carne Pampa, da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), com 51,1 mil animais certificados – 22% a mais do que em 2017, quando foram certificadas 41,9 mil carcaças. Comparado a 2006, com 2,5 mil certificações, o volume anual já é 20 vezes maior.

Atualmente, seis plantas frigoríficas distribuem a Carne Certificada Hereford (CCH) ao mercado: duas no Rio Grande do Sul, duas em Santa Catarina, uma no Paraná e outra em São Paulo, que passou a integrar a lista em setembro de 2018. A quantidade de carne embalada com o selo CCH durante o ano passou de mil toneladas.

A gerente do Programa Carne Pampa, Fabiana Freitas, destaca a recuperação do setor, após um decréscimo de 2016 para 2017. "De um deficit de 12%, com a saída de três unidades frigoríficas, o que representou uma queda considerável nos nossos números de produção, nós conseguimos reverter esse cenário em 2018", pondera. A perspectiva para 2019 e 2020 é de aumentar o número de abates e conquistar a abertura de novos mercados nas regiões Centro-Oeste e Norte do país. Hoje, três mil produtores fornecem animais para o programa.

Pioneiro na certificação de carne no Brasil, o Programa Carne Pampa completou 20 anos com importantes conquistas. Fundado em 1998, realizou o primeiro abate em 1999, em um frigorífico de Bagé. As atividades foram interrompidas no final de 2001, em decorrência de um surto de febre aftosa no país, e retomadas em 2005, somando 417,8 mil animais certificados até o fim de 2018.

Já são mais de dois mil pontos de venda, distribuídos em todo o país, de boutiques de carnes a grandes redes de supermercados. Hoje, a Carne Certificada Hereford é servida com exclusividade em nove locais, sete deles localizados em São Paulo. No Rio Grande do Sul, são dois: a Los Cinco Parrillaria, recém-aberta em Porto Alegre, e o Parador Hampel, em São Francisco de Paula, que, além do cardápio com 100% carne Hereford, realiza, todos os domingos, o projeto A Ferro e Fogo, um tradicional assado gaúcho no fogo de chão.

Durante o ano comemorativo, a Carne Certificada Hereford também foi destaque em importantes eventos gastronômicos, como a Churrascada 2018, com o primeiro Dry Aged certificado do Brasil, em parceria com o especialista em carnes Rogério Betti, o Mesa São Paulo, que reuniu os maiores chefs da América Latina, como o argentino Francis Mallmann, e o lançamento do blend de hambúrguer Best Beef Hereford, assinado pelo chef Marcos Livi.

Como funciona

O selo Carne Certificada Hereford é parte do Programa Carne Pampa, criado pela ABHB com base na seleção zootécnica de bovinos das raças Hereford e Braford. Ao longo de duas décadas de existência, o programa aprimorou constantemente seus processos de certificação de produtos cárneos, tornando-se referência no setor.

A ABHB concede o selo CCH a todo produto que foi auditado e classificado pela entidade, sendo necessário o acompanhamento de um técnico certificador do programa, desde a obtenção da matéria-prima (animal vivo) até a expedição do produto final (carne embalada).

Todo o produto que for obtido e processado conforme o Protocolo Carne Certificada Hereford, aprovado junto à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), está apto a ser identificado com o selo de qualidade na embalagem, acompanhado da marca comercial do frigorífico parceiro.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br