ANO: 26 | Nº: 6542
15/01/2019 Cidade

Definida empresa que construirá novos abrigos de ônibus no Calçadão

Foto: Reprodução JM

CAPA
CAPA
O secretário de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos, Eduardo Deibler, anunciou, ontem, a empresa vencedora da licitação para construção de uma nova parada de ônibus junto ao Calçadão, no centro de Bagé. O grupo que ganhou o processo foi o Afonso Tomczak, da cidade de Frederico Westphalen.

De acordo com Deibler, o contrato deve ser enviado ainda nessa semana, à Caixa Econômica Federal. Logo após, será assinado pelo prefeito Divaldo Lara e pelos responsáveis pela obra, que, após o ato, terão 20 dias para iniciar as atividades. O valor da obra é de R$ 341.253,15, sendo R$ 250 mil oriundos de emenda parlamentar e o restante uma contrapartida do município. O projeto foi realizado pelo núcleo técnico da Geplan e prevê uma cobertura de 4,7 metros de altura com 36 metros de largura. O prazo para entrega é de 120 dias após o começo dos trabalhos.

Deibler diz que o principal objetivo do novo abrigo é oferecer mais conforto aos usuários do transporte coletivo, com um espaço maior, principalmente na parte superior, que irá cobrir toda extensão da calçada até o ônibus, impedindo que a chuva, quando registrada, molhe os cidadãos. "Essa obra é mais uma iniciativa do governo municipal para melhorar as condições do transporte coletivo, que busca modernizar e atender o fluxo crescente de passageiros no centro da cidade", afirma o secretário.

O novo abrigo contará com estrutura de aço e chapa de policarbonato, com proteção UV, o que permite o bloqueio de calor e raios solares. "Será uma construção totalmente nova, instalada no ponto onde o maior número de pessoas acessa o transporte coletivo da cidade, beneficiando milhares de pessoas diariamente", destaca o titular da Geplan. Além disso, o espaço vai possuir cerca de 50 assentos e vaga exclusiva destinada às pessoas com deficiência. O local também disponibilizará iluminação, tomadas para recarregar os telefones celulares e sinal de wi-fi. O passeio será recuperado, recebendo piso podotátil, respeitando as normas vigentes de acessibilidade universal.

Para o prefeito Divaldo Lara, a iniciativa tem como objetivo garantir mais conforto e segurança a quem espera o transporte coletivo, protegendo os passageiros do sol e da chuva em pontos que antes não possuíam estrutura coberta. "É um grande ganho para a população e um avanço para a mobilidade do município. O novo abrigo proporcionará mais conforto para os passageiros que utilizam diariamente os coletivos", salienta o chefe do Executivo.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...