MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Arco comemora 77 anos

Publicada em 19/01/2019
Arco comemora 77 anos | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Associação foi fundada em 1942

O início da história da então Associação Rio-grandense de Criadores de Ovinos foi em Santana do Livramento, no dia 18 de janeiro de 1942, durante a 3ª Exposição Nacional. E o seu primeiro presidente foi o senhor João Farinha. Em 1977, a Arco ganhou o status de nacional, se tornando Associação Brasileira de Criadores de Ovinos, e passou a ser delegada do Ministério da Agricultura para ser o cartório de registro das raças ovinas em todo o Brasil.
Completando 77 anos de atuação, a Associação, que tem sede em Bagé, na atualidade, se mantém como referência no Serviço de Registro Genealógico de Ovinos (Srgo) e garante Assistência Técnica, realizada por 119 Inspetores Técnicos que atuam em todos os estados brasileiros na seleção de 27 raças: Merino Australiano, Ideal, Corriedale, Romney Marsh, Hampshire Down, Texel, Ile de France, Suffolk, Karakul, Lacaune, Santa Inês, Morada Nova, Bergamácia Brasileira, Somalis Brasileira, Rabo Largo, Border Leicester, Poll Dorset, Polypay, Cariri, Dorper, Crioula, Samm, White Dorper, East Friesian, Dohne Merino, White Suffolk e Romanov.
Para esse trabalho, a Arco fez investimentos em tecnologia que facilitam o acesso e garantem agilidade e eficiência nos serviços prestados. Já há alguns anos todos os serviços estão disponíveis a todos os criadores via internet, o que, além de agilizar o processo de registro e comunicações, auxilia muito na economia de papel, demonstrando a consciência e responsabilidade ambiental da entidade. "Além da responsabilidade ambiental fizemos grande economia com papel, impressoras e serviço de Correios" diz o presidente Paulo Afonso Schwab.
Além da eficiência no registro a entidade está também direcionada ao trabalho de organização da cadeia e fomento da produção através de convênios e parcerias com instituições de pesquisa e extensão que auxiliam a promover o desenvolvimento genético das raças e o aumento dos rebanhos. Este um grande desafio para a ovinocultura nacional – aumentar a oferta do produto ovelha. "A Arco é uma entidade de expressiva representatividade e exerce um importante papel na seleção e aprimoramento das raças ovinas, chancelando o trabalho dos criadores brasileiros no melhoramento genético dos seus plantéis" afirma Schwab, ressaltando a importância histórica que a entidade tem para a ovinocultura.
Schwab, que está à frente da Arco há mais de 20 anos, fala do orgulho e da responsabilidade de ser presidente de uma entidade "depois de mais de duas décadas". "Estou deixando para os que virão uma entidade forte, responsável, eficiente e comprometida com o setor", afirma.
Para comemorar os 77 anos da entidade e a indicação de Santana do Livramento – cidade onde tudo começou – como a Capital Nacional da Ovinocultura,  ontem, às 20h ocorreu a inauguração do Monumento à Ovinocultura: uma obra de arte de mais de dois metros de altura e que pesa mais de duas toneladas, produzida pelo artista uruguaio Eduardo Camargo. A ovelha mãe e seus dois cordeiros ficarão expostos no Parque de Exposições e Sindicato Rural do município da fronteira.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br