ANO: 24 | Nº: 6161

Rochele Barbosa

rochelebarbosa@gmail.com
Jornalista formada pela Universidade da Região da Campanha. Responsável pela produção e reportagem do caderno de Saúde do Jornal MINUANO
21/01/2019 Caderno Minuano Saúde

Alimentação no verão

Foto: Divulgação

receita 3
receita 3

As recomendações alimentares são para que haja cautela ao exagerar em alimentos gordurosos, ricos em açúcar e sódio. Estes alimentos não são aconselhados a nenhuma época do ano, porém no verão onde o calor está em excesso eles se tornam ainda mais desaconselhados por não serem bem aceitos ao nosso organismo causando muitos danos a saúde. Nossa alimentação deve ser o mais natural possível e com prioridade para os alimentos que hidratem e refresquem a temperatura corporal.

As altas temperaturas do verão também é fator de risco para a conservação dos alimentos, então muita cautela ao consumir alimentos perecíveis mau condicionados pois há grandes riscos de uma intoxicação alimentar.

Nesta edição, a nutricionista Mariana Mansur irá dar dicas e receitas de alimentação no verão.

 

Água e alimentos saudáveis

A especialista Mariana destaca que a ingestão de água é extremamente importante principalmente neste período do ano. Mas também podemos usufruir das frutas e dos vegetais como complementos para a nossa necessidade diária de hidratação. “Vale investir nas frutas ricas em água como: melancia, melão, abacaxi, laranja, limão, morangos, mamão, manga, uva, etc. Possuímos também os vegetais como o pepino, o tomate cru, a couve flor cozida, a cenoura crua, o rabanete, o chuchu cozido, o nabo cozido, entre outras”, salienta.

Para uma alimentação saudável, equilibrada e refrescante a dica é abusar das frutas, dos vegetais (principalmente crus), cereais integrais, proteínas magras, utilizar sal com moderação (o uso abusivo é um dos grandes causadores da retenção de líquidos), usufruir dos temperos naturais (aproveite para montar a sua própria horta caseira), evitar alimentos processados e ultra- processados (descasque e cozinhe mais e desembale menos), complementar com a ingesta adequada de água para garantir uma boa hidratação e por fim incluir a prática de algum exercício físico, relata a profissional. “Acredito que seguir estas orientações seja o segredo para aproveitar o verão com bons hábitos e conquistar um estilo de vida mais saudável”, completa.

 

Receita 01:

Picolé natural

Modo de preparo: Preparar um suco de frutas natural de sua escolha, despejar em forminhas de picolé e levar ao congelador até vivarem picolé. Combina bem com manga, morangos, uva, abacate, melancia...

 

Receita 02:

Picolé de água de coco

Modo de preparo: Você irá precisar de água de coco e frutas de sua escolha cortadas em cubos ou em rodelas finas. Adicionar as frutas picadas em forminhas próprias para o preparo de picolés e completar com a água de coco. Levar ao congelador e aguardar até ficar pronto.

 

Receita 03:

Sorvete de chocolate

Modo de preparo: Banana caturra descascada e congelada e cacau em pó. Liquidificar a banana congelada com o cacau em pó a gosto até formar um creme homogêneo. Servir.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...