ANO: 25 | Nº: 6382
22/01/2019 Cidade

Atraso em obras da UTE Pampa Sul adia início da geração de energia

Foto: Fábio Campos / Especial JM

Previsão é de que a usina esteja pronta, testada e gerando energia até junho de 2019
Previsão é de que a usina esteja pronta, testada e gerando energia até junho de 2019
As obras da Usina Termelétrica Miroel Wolowski - conhecida como UTE Pampa Sul, estão na fase final. Segundo a Engie Brasil, proprietária do empreendimento, a expectativa é de que ela comece a gerar energia ainda no primeiro semestre de 2019.
Pelo leilão de energia ocorrido em 28 de novembro de 2014, a empresa teria que começar a sua operação ainda em janeiro, mas o grande volume de chuvas registrado em todo o período de construção acabou gerando o atraso. A mudança no cronograma já foi comunicada à Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel.

Venda está suspensa

Desde 2016, com o início do processo de descarbonização da sua matriz de geração de energia elétrica, a Engie Brasil demonstrou interesse em vender o empreendimento. A empresa chegou a iniciar negociações com alguns interessados, entre eles a chinesa State Power Investment Corporation, uma das cinco maiores empresas de geração de eletricidade da China Continental, mas não houve acordo. Recentemente, a empresa decidiu que só continuará o processo de venda depois de que a usina comece a sua operação comercial.

Andamento das obras

Com a expectativa de que a UTE Pampa Sul esteja pronta, testada e gerando energia até junho de 2019, o cronograma de obras segue conforme previsto, com os trabalhos de construção civil e de montagem eletromecânicos bastante avançados. Os testes dos sistemas que compõem a usina continuam sendo realizados na medida em que as estruturas são concluídas.

Segundo o gerente socioambiental, Hugo Roger Stamm, espera-se que, nos próximos meses, seja solicitada ao Ibama a Licença de Operação (LO), que vai permitir a emissão da autorização para operação comercial pela Aneel. O pedido da LO é feito através de relatório com informações sobre os programas e condicionantes ambientais desenvolvidos pela área de meio ambiente da empresa.

Neste momento, técnicos da Siemens, empresa líder mundial em tecnologia, que produziu alguns dos equipamentos e sistemas utilizados na UTE Pampa Sul, estão acompanhando a instalação e testes dos equipamentos, além de atuar no treinamento dos trabalhadores para a futura operação. Um dos equipamentos desenvolvidos é o turbogerador da usina.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...