MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Atraso em obras da UTE Pampa Sul adia início da geração de energia

Publicada em 22/01/2019
Atraso em obras da UTE Pampa Sul adia início da geração de energia | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Previsão é de que a usina esteja pronta, testada e gerando energia até junho de 2019

As obras da Usina Termelétrica Miroel Wolowski - conhecida como UTE Pampa Sul, estão na fase final. Segundo a Engie Brasil, proprietária do empreendimento, a expectativa é de que ela comece a gerar energia ainda no primeiro semestre de 2019.
Pelo leilão de energia ocorrido em 28 de novembro de 2014, a empresa teria que começar a sua operação ainda em janeiro, mas o grande volume de chuvas registrado em todo o período de construção acabou gerando o atraso. A mudança no cronograma já foi comunicada à Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel.

Venda está suspensa

Desde 2016, com o início do processo de descarbonização da sua matriz de geração de energia elétrica, a Engie Brasil demonstrou interesse em vender o empreendimento. A empresa chegou a iniciar negociações com alguns interessados, entre eles a chinesa State Power Investment Corporation, uma das cinco maiores empresas de geração de eletricidade da China Continental, mas não houve acordo. Recentemente, a empresa decidiu que só continuará o processo de venda depois de que a usina comece a sua operação comercial.

Andamento das obras

Com a expectativa de que a UTE Pampa Sul esteja pronta, testada e gerando energia até junho de 2019, o cronograma de obras segue conforme previsto, com os trabalhos de construção civil e de montagem eletromecânicos bastante avançados. Os testes dos sistemas que compõem a usina continuam sendo realizados na medida em que as estruturas são concluídas.

Segundo o gerente socioambiental, Hugo Roger Stamm, espera-se que, nos próximos meses, seja solicitada ao Ibama a Licença de Operação (LO), que vai permitir a emissão da autorização para operação comercial pela Aneel. O pedido da LO é feito através de relatório com informações sobre os programas e condicionantes ambientais desenvolvidos pela área de meio ambiente da empresa.

Neste momento, técnicos da Siemens, empresa líder mundial em tecnologia, que produziu alguns dos equipamentos e sistemas utilizados na UTE Pampa Sul, estão acompanhando a instalação e testes dos equipamentos, além de atuar no treinamento dos trabalhadores para a futura operação. Um dos equipamentos desenvolvidos é o turbogerador da usina.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br