ANO: 25 | Nº: 6359
23/01/2019 Fogo cruzado

Ministros assumem compromisso com apoio aos municípios em situação de emergência

Foto: Divulgação

Prefeito de Bagé, Divaldo Lara, participou da reunião em Brasília
Prefeito de Bagé, Divaldo Lara, participou da reunião em Brasília
Durante reunião com prefeitos gaúchos, hoje, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, garantiu apoio aos municípios em situação de emergência por conta das enchentes registradas em janeiro. O auxílio, que deve ser formalizado após assinatura de convênios, está condicionado à homologação de decretos e à apresentação de outras informações oficiais. Foram discutidas preocupações com saúde, infraestrutura e condições para escoamento de safra. “O ministério está disponível para auxiliar os municípios”, garantiu Canuto.
Após encontro com o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, do PTB, e durante a reunião com a comitiva gaúcha, o ministro lamentou as mortes registradas em municípios gaúchos e reconheceu o impacto das chuvas excessivas na economia das cidades da Campanha e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Através da agenda, a situação das cidades foi atualizada ao ministério do Desenvolvimento Regional, que havia recebido 24 decretos de emergência até o dia 19. Bagé já formalizou decreto. Outras pastas também foram informadas sobre as condições das prefeituras.
O senador eleito Luís Carlos Heinze, do Progressistas, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, e o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, também participaram da agenda. Lorenzoni, inclusive, adiantou que a pauta deve ser retomada, hoje, em nova reunião ministerial. Cidades com decreto de emergência homologados devem receber uma antecipação de recursos do piso básico de assistência. Bagé também deve receber a antecipação, referente a três meses, após a homologação da situação de emergência. Divaldo destaca que, na reunião, também tratou sobre a obra da barragem da Arvorezinha e projetos de pontes.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...