ANO: 25 | Nº: 6401
24/01/2019 Cidade

HU recebe primeira coleta de sangue do ano no sábado

Foto: Tiago Rolim de Moura

Doações ocorrerão entre 8h e 15h
Doações ocorrerão entre 8h e 15h
O Hospital Universitário (HU) Doutor Mário Araújo, mantido pela Fundação Atilla Taborda, sedia, no próximo sábado, a primeira coleta de sangue do ano, em Bagé, realizada pelo Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel). A atividade acontece das 8h às 11h e das 13h30min às 15h.
"O doador tem papel multiplicador dentro da sociedade para despertar a consciência de que doar sangue é um ato de humanidade que deve ser praticado não apenas em ocasiões especiais, mas, permanentemente, durante o ano todo. Pretendemos aumentar a arrecadação de bolsas neste sábado, tendo em vista que o Hemocentro atende toda a região", disse o secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil.
Os requisitos para a doação são ter no mínimo 18 anos e, no máximo, 69, o peso não pode estar abaixo de 50 quilos e é necessário ter se alimentado bem nas horas que antecedem a coleta e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Além disso, quem tiver feito tatuagem ou colocado piercing em até um ano, não pode realizar a doação. Também é necessário respeitar os intervalos de doações. Mulheres podem doar sangue a cada 90 dias, podendo fazer até três doações por ano e os homens podem fazer até quatro doações por ano, com um intervalo de 60 dias.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...