MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Vice-prefeito de Bagé solicita apoio para enfrentar danos ocasionados pela chuva à ministra de Agricultura

Publicada em 26/01/2019
Vice-prefeito de Bagé solicita apoio para enfrentar danos ocasionados pela chuva à ministra de Agricultura | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Encontro ocorreu, quinta-feira, em Uruguaiana

O vice-prefeito de Bagé, Manoel Machado, participou, quinta-feira, em Uruguaiana, da reunião de trabalho com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, acompanhado pelo chefe de gabinete, Guilherme Horvath, e pelo diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cristian Becker, quando entregou um documento com reivindicações, em especial pedidos de auxílio para a zona rural.

Durante o encontro, também foram apresentados outras demandas do setor público e demais representações, como Farsul, Senar, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado, além das Câmaras dos Deputados e Senado, encaminhadas ao Governo Federal.

Segundo Machado, a agenda teve como objetivo fortalecer a governança, promover o enfrentamento da crise atual e avaliar o cenário futuro da agricultura no Estado, após severos prejuízos causados pelo excesso de chuva no mês de janeiro, que trouxeram diversos reflexos negativos no setor primário da cadeia do agronegócio, bem como a infraestrutura e mobilidade urbana.

"Atuamos em consonância com as ações estratégicas de articulação com os governos estadual e federal, tivemos a oportunidade de explanar a Ministra a premente necessidade do efetivo apoio ao nosso município, precisamos minimizar os efeitos oriundos dos fenômenos climáticos extremos. O prefeito Divaldo Lara, liderou a força-tarefa, com os anseios da região Sudoeste, durante as agendas extraordinárias realizadas em Brasília, nesta semana. Esperamos obter os recursos necessários, enfrentando os desafios e superando as adversidades com muito trabalho e comprometimento", pontuou.

Tereza promete apoio a produtores e gestores

Depois de sobrevoar a região de Uruguaiana, alagada pelas cheias dos rios, a ministra ouviu relatos sobre as perdas causadas pelas chuvas, que afetou, principalmente, a produção de arroz na região. Tereza disse a produtores e autoridades locais, como prefeitos da região, que podem contar com a máxima boa vontade do Mapa para encontrar solução para os problemas causados na agricultura.

Na ocasião, ela foi informada que 750 mil toneladas de arroz perdidas. O senador eleito Luis Carlos Heinze (PP/RS) foi porta voz das reivindicações dos produtores, que pedem renegociação de dívidas, revisão de cláusulas com o Mercosul, além de recuperação do preço mínimo do arroz e de impostos que recaem sobre o produto. “Trinta por cento do saco de arroz é para pagar imposto”, disse Heinze. O prejuízo desse segmentos nos dois últimos anos é de R$ 3,6 bilhões, segundo ele.

A ministra estava acompanha do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Federal, Alceu Moreira, do deputado Federal, Osmar Serraglio (PP/PR) e do secretário de Política Agrícola do Mapa, Eduardo Sampaio, além do vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, Ivandré Montiel da Silva.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br