ANO: 26 | Nº: 6528
29/01/2019 Cidade

Estado e HU encaminham renovação de contrato

Foto: Reprodução JM

Reunião ocorreu na tarde de hoje, no Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial, em Porto Alegre
Reunião ocorreu na tarde de hoje, no Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial, em Porto Alegre

Uma agenda realizada no final da tarde desta terça-feira, em Porto Alegre, praticamente encaminhou os tópicos de um novo contrato entre o governo do Rio Grande do Sul e o Hospital Universitário (HU) Doutor Mário Araújo, mantido pela Fundação Attila Taborda. E a previsão não podia ser melhor: a instituição de saúde de Bagé, pelo novo acerto, pode passar a se tornar referência em algumas cirurgias eletivas.
O encontro de hoje, realizado junto ao Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA), da Secretaria Estadual de Saúde, além da presença da titular da pasta, Arita Bergmann, da adjunta, Aglaé Regina da Silva, e da diretora do DAHA, Lisiane Fagundes, teve, por parte do HU, a presença da reitora da Urcamp e presidente da Fat, Lia Maria Herzer Quintana, do diretor do hospital, Henry Ritta, do coordenador administrativo do HU, Eduardo Pizani, assim como do prefeito de Bagé, Divaldo Lara, e do secretário municipal de Saúde, Mário Mena Kalil.
A reunião, apesar de ser apontada como um passo inicial na busca por um acerto, encerrou com pelo menos duas definições positivas. A primeira, conforme Lia Quintana, é que haverá recontratualização entre as partes, fazendo com que, deste modo, o HU siga prestando atendimentos de Saúde para o Estado e, assim, atendendo a comunidade de Bagé e região.
O tópico mais expressivo, porém, é o que releva Ritta. "Além de acolherem a nossa proposta pela renovação da parceria, sugeriram que novos serviços passem a ser prestados pelo HU, como cirurgias eletivas. Agora, vamos adequar o modelo de contrato para assinar na próxima semana", antecipou o diretor do hospital.
Pizani, por sua vez, mencionou que a ampliação de serviços a serem prestados, algo considerado "a cereja do bolo" desta renegociação, é fruto, segundo ele, do "desempenho alcançado pelo hospital e, ainda, pelo fato do novo bloco cirúrgico, que deve ser inaugurado dentro de 30 dias". "Isto irá tornar o HU uma referência regional", atestou.
Presente no ato e atuando na articulação da agenda, junto ao Estado, em parceria com o secretário municipal de Saúde, Divaldo reforçou a importância da renovação da parceria. "Estamos dando continuidade a esse belo trabalho do Hospital Universitário, que está dando muito resultado para todos os bajeenses. Tenho orgulho de dar esse encaminhamento e oferecer o que tem de melhor em qualidade em Saúde para Bagé", mencionou o prefeito ao avaliar a reunião.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...