MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Candiota deve sediar acendimento da centelha crioula da 18ª Região Tradicionalista

Publicada em 30/01/2019
Candiota deve sediar acendimento da centelha crioula da 18ª Região Tradicionalista | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Acerto ocorreu domingo, durante encontro em São Gabriel

Uma equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e da Secretaria de Turismo de Candiota, acompanhada de integrantes de entidades tradicionalistas e da Associação de Cavaleiros de Candiota (ACC), esteve em São Gabriel, domingo, no 190° Encontro de Patrões, Prendas e Peões da 18ª Região Tradicionalista (18ª RT), que aconteceu no CTG Lenços Brancos do Bom Fim.

Na oportunidade, o município propôs que, em 2019, aconteça o acendimento da chama da 18ª RT em Candiota. A proposta foi aceita por unanimidade pelo presidente do MTG, Nairo Callegari, e pelos municípios que integram a 18ª RT.

De acordo com o secretário de Cultura, Sérgio Marques, o município é detentor de um grande pedaço da história do Rio Grande do Sul. "E no momento essa história está adormecida dentro do cenário tradicionalista. Queremos migrar para um momento de despertar e de visibilidade dentro da 18ª RT", afirmou, ao destacar que essa conquista foi possível graças a motivação de todos que trabalharam para isso.

De acordo com a coordenadora de Tradicionalismo do município, Júlia Graziela Azambuja, esse primeiro momento é de reflexão. "A partir de agora, estaremos engajados nesse propósito. Agora, inicia o trabalho mais forte com as entidades, com a Associação e comunidade tradicionalista de Candiota, para que todos tenham a informação e saibam a importância que esse evento vai trazer para o município de Candiota", disse.

Júlia destacou, ainda, a importância de ter o Executivo apoiando as atividades. "À frente da Secretaria de Cultura temos um líder visionário que, apesar de carioca, estuda nossa história e enxerga o tradicionalismo como forma de construção cultural dentro do município. E a questão de termos um prefeito que tem o tradicionalismo enraizado nele faz com que todas as atividades que são propostas sejam realizadas com muito êxito", afirmou.

A ideia é que, no dia 17 de agosto, na cidade de Tenente Portela, a 18ª RT, com sua comitiva, acenda a centelha da chama oficial do Rio Grande do Sul e à transporte para Candiota, onde ficará de 18 a 23 de agosto, com programação entre as entidades tradicionalistas do município.

No dia 23 de agosto, por meio da Associação de Cavaleiros de Candiota (ACC), a chama oficial será conduzida para a cidade de Caçapava do Sul, por ser considerada a 2ª Capital Farroupilha. Já no dia 25 de agosto, a ACC parte em direção ao Marco do Seival, com previsão de chegada para dia 31 de agosto, com cerimônia de geração da chama da Proclamação da República Rio-grandense.

De acordo com o divulgado, no dia 1º de setembro, acontecerá a fusão da centelha da chama crioula oficial do RS com a chama da Proclamação da República Rio-grandense, às 9h, no marco de Seival, ato seguido pela distribuição de chama para 18ª Região. Para concluir, do dia 1º ao dia 10 de setembro, as cidades deverão agendar o seu acendimento, finalizando as atividades no dia 11, com a distribuição da chama em Candiota.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br