MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bioma em foto

Publicada em 02/02/2019
Bioma em foto | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Exemplar foi fotografado pelo biólogo e professor Rafael Balestrin

O tamanduá-mirim é uma espécie arborícola muito comum em ambientes próximos a rios e arroios, vive em florestas e matas ciliares, alimentando-se, exclusivamente, de insetos (principalmente formigas, térmitas e abelhas selvagens, larvas e mel), tem sua atividade noturna, mas também pode ser observado durante as horas crepusculares e diurnas. Bem menor que o tamaduá-bandeira, a espécie habita as regiões naturais no Bioma Pampa e possui cauda preênsil apresentando, no corpo, um desenho de um colete preto, tendo sua coloração amarela-pálida com listras pretas na região escapular. São solitários, trepadores e caminhadores. Refugiam-se nas copas das árvores ou em tocas de outros animais ou ainda podem dormir dentro de tronco de árvores. O tamaduá-mirim tem sido visto, frequentemente, atropelado nas rodovias 153 e 293, o que acaba por acarretar a morte deste animal que vive em áreas preservadas na região da Campanha e serra do Sudeste do RS. A espécie tem status em perigo de extinção, conforme a Internacional IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza).

Texto: Anabela Silveira de Oliveira Deble, bióloga e professora do curso de Ciências Biológicas Urcamp. Para saber mais, entre em contato com o curso pelo telefone (53) 3242-8244, ramal 212.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br