ANO: 25 | Nº: 6335
04/02/2019 Cidade

DNIT vai substituir controladores de velocidade nas BRs 293 e 153

Foto: Tiago Rolim de Moura

Somente as placas indicam  velocidade permitida
Somente as placas indicam velocidade permitida

Os redutores eletrônicos de velocidade instalados na BR-153, na faixa que cruza o aeroporto Comandante Gustavo Kraemer e no quilômetro 634, que dá acesso a Santa Thereza, foram retirados na semana passada. Os aparelhos foram implementados como parte do Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade (PNCV), instituído pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado do Rio Grande do Sul (Dnit/RS) em 2010, com o objetivo de reduzir o número e a gravidade dos acidentes nas rodovias federais.

De acordo com informações do Departamento, o contrato de operação de controladores eletrônicos de velocidade junto à empresa Eliseu Kopp & Cia (TT-707/2018) encerrou no dia 14 de janeiro de 2019. O Dnit assinou o primeiro contrato com a Kopp referente a este objeto (TT-948/2010) em dezembro de 2010.

O Departamento, em nota, salientou que os equipamentos da Kopp estão sendo retirados pela empresa, que deverá restituir a faixa de domínio às suas condições originais no prazo máximo de 30 dias, a contar da data de encerramento do contrato.

Novos aparelhos em 2019

O Dnit já firmou novo contrato referente ao PNCV. A empresa Fotosensores Tecnologia Eletrônica Ltda. deve instalar novos equipamentos de controle eletrônico de velocidade nos locais em que já existiam equipamentos, atualmente, bem como em novos locais, durante o ano de 2019. Estes contratos terão duração de cinco anos. Ao final do contrato, os equipamentos de controle eletrônico de velocidade serão retirados pela empresa.

Além da BR-153, serão instalados novos redutores e controladores eletrônicos na BR-293 junto ao cruzamento de acesso ao campus rural da Urcamp, retirados em janeiro, e também no quilômetro 251 da mesma BR, em Dom Pedrito.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...