MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Mesmo no período de Natal, menções a operadoras de telefonia lideraram no Procon

Publicada em 05/02/2019
Mesmo no período de Natal, menções a operadoras de telefonia lideraram no Procon | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
"Ouvimos o relato do consumidor e conferimos se há relação contratual", resume Laud

A época de maior movimentação no comércio, durante a correria de Natal, também costumam elevar o número de atendimentos no Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Mas nem mesmo o intenso consumo da época conseguiu diminuir as manifestações dos consumidores contra as operadoras de telefonia.
Durante a segunda quinzena de dezembro, o Procon de Bagé realizou 590 atendimentos, sendo 275 delas direcionadas às quatro maiores operadoras de celular que atuam em Bagé (sendo a Vivo a mais citada, com 95 menções, seguida pela Claro, com 85 situações relatadas, a Oi com 73 atendimentos e a Tim com 22 menções).
Em seguida, aparecem orientações sobre como proceder em situações envolvendo o comércio, que somaram 71 atendimentos. Logo após estão as orientações sobre o SPC/Serasa, seguidas por situações envolvendo administradoras de cartões de crédito e assistências técnicas.
O diretor do Procon de Bagé, Fábio Laud, destaca que estes número dizem respeito apenas a atendimentos realizados aos consumidores envolvendo questões junto aos fornecedores. O atendimento só se torna uma reclamação caso o cliente decida levar a questão adiante na esfera judicial ou através de um processo administrativo aberto pelo próprio Procon.
Nesta segunda quinzena, dos 590 atendimentos, nenhuma reclamação foi registrada. "Nesse atendimento preliminar, ouvimos o relato do consumidor e conferimos se há relação contratual de consumo. A partir disso, fazemos a orientação necessária", explica.
Se não há resolução preliminar da situação, e caso o consumidor decida levar o procedimento adiante, conta com a assistência gratuita do Núcleo de Práticas Jurídicas da Urcamp, que firmou convênio com o Procon como forma de colocar os acadêmicos de Direito em contato direto com situações envolvendo o Direito do Consumidor.
Além da esfera judicial, outro processo corre em paralelo direto no Procon. Laud informa que o serviço abre um processo administrativo contra a empresa reclamada e aplica as sanções cabíveis ao caso. "Ou seja, só é considerada reclamação quando o processo corre de forma administrativa no Procon e na esfera judicial", ressalta.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br