ANO: 25 | Nº: 6353
06/02/2019 Cidade

Aceguá encaminha documentação para receber nova ambulância do Samu

Foto: Tiago Rolim de Moura

Veículo deve ser buscado em Porto Alegre
Veículo deve ser buscado em Porto Alegre

A Prefeitura de Aceguá já assinou o termo de doação para receber uma nova ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O furgão, marca Mercedes Bens, no valor de R$ 172,7 mil, foi encaminhado pelo Ministério da Saúde para renovação da frota. O veículo utilizado atualmente, de acordo com o Executivo, tem mais de cinco anos.

Conforme a coordenadora de Cultura e Turismo de Aceguá e assessora do gabinete do prefeito, Fernanda Martinez, o prefeito Gerhard Martens já assinou a documentação, que é realizada de forma digital, e o recebimento da ambulância deve acontecer em Porto Alegre.

De acordo com a normativa, a entrega das ambulâncias será realizada exclusivamente para renovação de frota de veículos cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) e habilitados com cinco ou mais anos de uso e sem renovação. “A ambulância deve ser utilizada somente para uso do Samu”, relata. Fernanda salienta que está aguardando a confirmação, por parte do Ministério, para buscar o veículo. "Ainda não há data definida , disse.

Exigências

Para receber o veículo, o município precisa atender as diretrizes de implantação do Samu e das Centrais de Regulação previstas na Portaria de Consolidação MS 3/2017; precisa estar com a aplicação dos incentivos financeiros da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE), previstos na Portaria de Consolidação MS 6/2017 realizada de forma correta; não apresentar habilitações pendentes em relação a RUE; não ter irregularidade apontada por órgãos de controle ou pela área técnica; ou não estar inoperantes por falta de recursos humanos.

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