MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Chineses de Candiota celebram entrada do Ano do Porco

Publicada em 06/02/2019
Chineses de Candiota celebram entrada do Ano do Porco | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ano Novo Chinês foi comemorado pelos funcionários da Sepco I

Lar de centenas de chineses, Candiota foi palco de uma celebração tradicional da cultura asiática: o Ano Novo Chinês. A empresa terceirizada que atua no canteiro de obras da Usina Termelétrica Pampa Sul, Sepco 1, dedicou a noite de segunda-feira (4) às festividades junto a funcionários para assinalar a entrada do "Ano do Porco", que encerra em 24 de janeiro de 2020.

No refeitório da empresa, decorado com motivos orientais (o tradicional fú, sinal de boa sorte), cerca de 230 funcionários ocupavam as mesas, trazendo uma pequena porção da China não apenas na decoração, mas também na língua e na gastronomia, que contou com pratos típicos orientais, desde frutos do mar ao tofu, além de duplings, uma espécie de bolinho cozido à vapor, recheado com carne de porco, que também simboliza a amizade.

Enquanto aproveitavam o banquete de iguarias, os funcionários participaram de atividades tradicionais, como sorteio de presentes e a entrega de envelopes vermelhos com dinheiro, outra atividade comum à data.

O gerente-geral da Sepco 1, Xiyu Gong, conversou com a reportagem do Jornal MINUANO, por meio de tradutor. Ele explicou que a festa tradicional antecede as férias e a chegada da primavera. É uma ocasião em que os chineses reúnem as famílias para agradecer ao ano anterior e aguardar de forma positiva a chegada de um novo tempo.

O Ano Novo Chinês é comemorado na segunda lua nova após o solstício de inverno e acaba entre 21 de janeiro e 19 de fevereiro de cada ano do calendário gregoriano. O calendário lunar chinês segue um ciclo de 12 anos e cada um dos 12 anos é representado por um dos 12 animais que formam o zodíaco chinês. Estes ciclos de 12 anos se repetem continuamente, assim como o animal. Os animais que constituem o Zodíaco chinês ou o calendário chinês são: rato, boi, tigre, lebre, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco.

Segundo o zodíaco chinês, o ano do porco é marcado pelo alívio das tensões e promete ser um ano de recompensas, inclusive financeiramente. O animal é associado à paz, à fartura e à compreensão entre as pessoas.

Após o jantar, um intercâmbio cultural: a invernada do CTG Luiz Chirivino, de Candiota, realizou apresentação que arrancou aplausos do público, formado em sua grande maioria por chineses. As celebrações só encerraram tarde da noite, com um show de fogos de artifício, outra atividade tradicional da festa, já que a pirotecnia teve início nos países asiáticos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br