ANO: 25 | Nº: 6310
07/02/2019 Campo e Negócios

Credenciadoras se preparam para a disputa ao Freio de Ouro, diz ABCCC

Foto: Fagner Almeida/Especial JM

Grande final será em agosto
Grande final será em agosto
Antes de ir para as classificatórias ao Freio de Ouro, os competidores que almejam o título maior da raça Crioula passam pelas credenciadoras, que é a primeira etapa para se chegar na grande final da modalidade promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). As competições são organizadas pelos Núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos e desta prova saem quatro machos e quatro fêmeas que podem disputar as vagas para a final nas seletivas.

Conforme o vice-presidente de Eventos da ABCCC, Mateus Gularte Silveira, já se pode notar que o preparo dos animais vai mostrar que este ciclo será disputado. "As credenciadoras deste ano iniciaram com cavalos que já foram bem o ano passado e optaram voltar agora na virada do ano e estão voando. Em Lavras do Sul, por exemplo, dois finalistas do Freio de Ouro fizeram médias acima de 20 pontos", observa.

A expectativa, conforme o dirigente, é de grande participação de animais e médias superiores já nas credenciadoras, acima de outros anos. "São cavalos competindo em alto nível nas credenciadoras. E o que esperamos é que cada vez seja mais disputado, pois as classificatórias vão chegando mais perto e o número de vagas diminuindo, afunilando a disputa. Consequentemente a competição vai ser mais acirrada", pontua.

As credenciadoras são divididas em três categorias, com as inéditas, que dão oportunidade para animais que não tenham concorrido em nenhuma prova do circuito do Freio de Ouro anteriormente, abertas, onde participam animais que já correram o ciclo, e as mistas que participam tanto os inéditos quanto os não inéditos. A grande final do Freio de Ouro será de 22 a 25 de agosto, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...