ANO: 26 | Nº: 6590
07/02/2019 Cidade

Destino do Consultório do Analista de Bagé será debatido pelo Conselho de Turismo

Foto: Tiago Rolim de Moura

Obra está instalada na Praça da Estação
Obra está instalada na Praça da Estação

A mudança de local do 'Consultório do Analista de Bagé', conjunto de esculturas criada pelo artista plástico Sérgio Coirolo, instalado na Praça Júlio de Castilhos (Praça da Estação), deve ser debatida no dia 12 de fevereiro, na reunião do Conselho Municipal de Turismo.

A obra foi inaugurada durante a 19ª Feira do Livro, em novembro de 2016, e sofreu quatro atos de vandalismo desde então. A escultura que representa o personagem do Analista, por exemplo, teve o rosto descaracterizado pelos danos.

Coirolo já demonstrou preocupação quanto a manutenção das esculturas. Ele salienta que as pessoas chegam na praça e fotografam as estruturas. “Fico com vergonha por Bagé e pelo Luis Fernando Veríssimo”, lamentou. O artista já realizou duas reformas nas esculturas após atos de vandalismo, mas teme pela estátua do Veríssimo, que foi realizada através de fotografia e, se sofrer depredação, não poderá ser reformada.

Conforme a secretária de Cultura e Turismo, Anacarla Flores, o tema será colocado em pauta no Conselho de Turismo, e também no Compreb. Enquanto não há aprovação para a retirada, a pasta está colhendo sugestões para o melhor destino para a colocação da obra.

O conjunto de esculturas é uma homenagem ao famoso personagem Analista de Bagé e ao seu criador, Luis Fernando Veríssimo. A estátuas foram pagas pela agência local do Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que foi responsável pela encomenda da obra, junto à Prefeitura Municipal.

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...