MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bioma em foto

Publicada em 09/02/2019
Bioma em foto | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Exemplar foi fotografado no distrito de Palmas, em Bagé, no dia 3 de fevereiro de 2019, por Genival Carvalho

O tucano-toco ou tucanuçu (Raphantos toco) é a espécie mais comum no Brasil Central, expandindo sua área de ocorrência no sudeste devido aos desmatamentos. Com as araras e os papagaios, são as aves que mais chamam a atenção na América do Sul. A espécie, típica de áreas abertas, cerrados, caatingas, matas de galeria e também em cidades, vive aos pares ou em bandos. Possui um enorme bico alaranjado, com uma mancha negra na ponta. Tem plumagem negra e se caracteriza, também, pela cor alaranjada ao redor dos olhos e as pálpebras azuis. O bico amarelo-alaranjado mede cerca de 20 centímetros é usado como uma pinça para capturar alimento. Apesar do tamanho, é muito leve, devido à estrutura interna, onde existem grandes espaços vazios. O tucano usa o bico com grande habilidade, apanhando desde pequenas presas até separando pedaços de alimentos maiores. Alimenta-se de filhotes de pica-paus, japins, frutos, insetos e artrópodes. Desloca-se em bandos pelas copas das árvores, dormindo, por vezes, em talhões de eucaliptos em certos locais em certos locais. Sua reprodução dá-se em túneis, barrancos ou estipes de palmeiras mortas ocupando, por vezes ninhos de pica-pau do campo em cupinzeiros terrestres.
Texto: Bióloga, Dra. Anabela Silveira de Oliveira Deble, professora do Curso de Ciências Biológicas da Urcamp. Para saber mais entre em contato pelo telefone: 3242 8244, R. 212.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br