ANO: 25 | Nº: 6378
09/02/2019 Cidade

Maior documentação fotográfica do RS está em fase final de produção

Foto: João Mattos

Povo gaúcho é retratado pelas lentes de Salis
Povo gaúcho é retratado pelas lentes de Salis
A produção da mais extensa trilogia documental fotográfica contemporânea sobre o povo do Rio Grande do Sul entrou em fase final. O livro Cultura e Identidade, de Eurico Salis, é o terceiro da série, que começou com O Solo e o Homem (2013), onde a relação do gaúcho com a terra foi exaltada. Seguido por Homens e Máquinas (2017), que passou pelo ambiente industrial, enfocando o trabalhador com suas ferramentas.

Agora, completando o conjunto, Cultura e Identidade pretende mostrar as etnias que formam o povo rio-grandense. Com textos de Renato Dalto, o volume terá 192 páginas, seguindo os padrões gráficos de alta qualidade e acabamento dos anteriores. A exposição homônima fará um apanhado de imagens. Algumas fotografias contarão com realidade aumentada, fazendo com que os visitantes interajam com a mostra.

Acessibilidade

A obra traz inovação: será veiculada integralmente na internet, em formato audiossonoro, possibilitando o acesso a pessoas com deficiência visual. Será o primeiro livro de fotografias com esse tipo de publicação no Brasil. O autor distribuirá, gratuitamente, 600 exemplares a entidades de assistência à infância carente, que poderão fazer a comercialização, recebendo integralmente os valores obtidos nas vendas.

O projeto é incentivado pelas Lei Federal de Incentivo à Cultura e LIC-RS. O lançamento está previsto para abril. Os bastidores podem ser acompanhados através do link facebook.com/culturaeidentidade/.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...