MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Minuano Saúde

Siso - o “dente do juízo”

Publicada em 11/02/2019
Siso - o “dente do juízo” | Minuano Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Página 2 ou 3

Os terceiros molares são popularmente conhecidos como sisos ou dentes do juízo. Eles são os últimos dentes a erupcionarem e, geralmente, ficam visíveis entre os 16 e 25 anos de idade. Essa etapa de erupção pode causar alguns desconfortos, sendo necessária a extração.

O procedimento é necessário quando a posição não está adequada na arcada dentária, quando eles estão inclinados, deitados ou inclusos, o que acaba dificultando sua limpeza e causando alguns problemas, como acúmulo de micro-organismos ao seu redor, inflamação na gengiva (pericoronarite), abscessos, cárie no próprio siso ou no dente vizinho, dores intensas, reabsorção da raiz do dente adjacente e, também, pode estar associado à cistos e tumores.

Nesta edição, a odontologista Gabriela Quadros da Costa explica tudo sobre esses dentes.

Extração dos terceiros molares

Segundo a especialista, há discussões na odontologia com relação ao tempo certo para realizar a extração, portanto, é importante consultar um dentista para que ele avalie e planeje corretamente o melhor tratamento. “Algumas informações devem ser levadas em consideração para não realizar a remoção do dente, como a saúde geral do paciente, a idade avançada, processos infecciosos, extrações precoces, possibilidade de tratamento conservador ou possibilidade de dano a estruturas anatômicas importantes durante a cirurgia”, ressalta.

Caso seja indicada a extração, o profissional deve avaliar o paciente clinicamente, realizar radiografia panorâmica e, por vezes, uma tomografia da região, complementa a odontologista.

O processo cirúrgico compreende em analisar as radiografias, avaliar a necessidade de medicação antes da extração, anestesia local, acesso ao dente, remoção do dente e fechamento da área através dos pontos, destaca.

Gabriela acrescenta que, apesar de ser rápida, a extração dos sisos não deixa de ser uma cirurgia, portanto, o paciente deve ter alguns cuidados após a operação para que não ocorram complicações. “O paciente deve se alimentar de comidas pastosas e frias, como sopas, sucos, sorvete, dormir com o travesseiro mais elevado, não fazer bochechos e cuspir, manter sua higiene bucal normalmente, fazer compressa de gelo nas primeiras 24h para diminuir o possível edema e tomar a sua medicação corretamente”, relatou a profissional.

Finalizando, a especialista completa dizendo que, apesar de muitas pessoas terem medo, a cirurgia de extração de siso é muito comum na odontologia, sendo um procedimento seguro e simples, quando realizado por profissionais qualificados.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br