Cidade
Novo edital para coleta do lixo prevê 850 contêineres
A Prefeitura de Bagé lançou, ontem, novo edital destinado à contratação de empresa para executar os serviços de coleta dos resíduos sólidos do município, abrangendo o lixo domiciliar convencional, o conteinerizado e os do setor de saúde. A licitação será realizada na forma de pregão presencial do tipo menor preço, no dia 26 de fevereiro de 2019, às 10h. O certame prevê três lotes e o contrato inicial será de 24 meses, podendo ser prorrogado por períodos de um ano, até o limite de 60 meses.
O primeiro lote do pregão será para a coleta conteinerizada de resíduos sólidos Domésticos Urbanos (RSDU) e transporte até a área de transbordo do Aterro Sanitário Municipal. O valor máximo previsto para 850 contêineres, com o valor unitário de R$ 351,7, tendo o investimento mensal não superior a R$ 298.979,00. A mudança, aliás, projeta um aumento considerável de equipamentos dispostos pela Rainha da Fronteira, que contabiliza, na atualidade, 300 contêineres.
O lote dois prevê a execução de serviços de coleta de resíduos sólidos domiciliares urbana e rural, além do transporte até a área de transbordo. A previsão recolhimento é de 632,44 toneladas, com o valor máximo por tonelada de R$ 220,56, contabilizando despesa mensal de até R$ 153.717,09.
Na descrição do lote três, que prevê a coleta de resíduos sólidos dos serviços de Saúde, a previsão de recolhimento é de 2,5 toneladas, em 36 pontos da cidade, e o valor máximo é de R$ 5.197,12, ou R$ 12.992,80 por mês.
Conforme o levantamento realizado pelo Executivo, para a elaboração do edital, Bagé conta com um índice populacional de 122.209 habitantes, que produzem em torno de 0,575 gramas de lixo per capita. No perímetro urbano, o município conta com 360 quilômetros de ruas não pavimentadas e 115 quilômetros na zona rural, sem contar a estrada que conduz ao Aterro Municipal, que é de 11 quilômetros. De vias pavimentadas há, aproximadamente, 50 quilômetros na zona urbana e 100 quilômetros na zona rural.
Limpeza da vias
Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa, Nael Abd Ali, o aumento no número de contêineres para a coleta de resíduos irá garantir agilidade, segurança e higiene ao processo, deixando a cidade mais limpa. Ele salienta que a população poderá contar com o serviço 24 horas, já que o mesmo irá contemplar cerca de 70% do município. “Hoje, disponibilizamos 300 contêineres”, disse.
Entre as vantagens do serviço, o secretário destaca a flexibilidade de horários, visto que os resíduos podem ser depositados nos contêineres a qualquer hora do dia ou da noite; a eliminação do mau cheiro ocasionado pelo resíduo exposto e, principalmente, o término do amontoamento de resíduos nas ruas, eliminando, desta forma, a ação de cães, gatos, ratos e outros animais, assim como catadores informais.
Exigências
O texto prevê que a empresa vencedora apresente contêineres metálicos com capacidade volumétrica de 3,20 metros cúbicos, identificado com o número do equipamento e que tenha até cinco anos de uso. Também especifica a utilização de caminhão truck, equipado com coletor hidráulico de contêineres, carregamento lateral e capacidade de carga de 19 metros cúbicos, com ano de fabricação a partir de 2017. O edital também sugere marcas de caminhões para o serviço e especifica que a limpeza dos equipamentos.
De acordo com o secretário, a higienização dos equipamentos deve ser realizada semanalmente e, a cada 15 dias, o contêiner passará por limpeza geral nas partes internas e externas.
Cotação
Desde novembro, a coleta convencional e conteinerizada do lixo doméstico, bem como a de saúde está sendo realizada pela empresa Conesul Soluções Ambientais, de Santa Cruz. A empresa foi contratada de forma emergencial, por até 180 dias, até a realização do certame.