ANO: 25 | Nº: 6384
13/02/2019 Luiz Coronel (Opinião)

Tradição e revolução


Tradição - As palavras, no andamento da carruagem, mudam não só seu guarda-roupas como revertem seus papéis. O exemplo mais claro disso são as palavras tradição e revolução. Em sua etimologia, tradição seria transladar-se para a frente; e revolução, revolver, mover-se para trás.
Jabuticabas - O que me inquieta e dói não é o pensamento diverso, oposto ao meu, pois acresce. O que pisa e constrange é a gratuidade das certezas improvisadas. Não se trata de colheita de frutos amadurecidos, são jabuticabas furtadas de um galho pendente sobre o passeio da calçada. São pipocas que saltam nas caçarolas das mentes em frívola combustão.
Duelo - O duelo ideológico na América Latina é a restauração inoportuna e tardia da Guerra Fria. Os comensais, em vez de encarar o sabor dos pratos, discutem ferozmente o cardápio. Deveriam os combatentes vestirem-se a rigor para estes embates. Os homens de fraque, polainas, monóculo. As mulheres de espartilho e culotes de rendas. Enquanto isso, o povo vai retirando as pedras do caminho e elaborando imprecisos sonhos de mudança.
Conceitos - Embora o conceito direita e esquerda tenham sofrido arranhões nos calcanhares em sua longa caminhada desde a Revolução Francesa, ainda são referendados, principalmente na América Latina. Pode-se e deve-se dizer que os governos de esquerda e de direita têm seus cacoetes intrínsecos, méritos e defeitos congênitos, afora exacerbações perigosas. Por fatalidade, em muitos países, a história sacoleja sobre seus trilhos.
Universidades - Salvo honrosas exceções, as universidades brasileiras abrem postigos, persianas, alpendre e até a porta dos fundos à sociedade. Estabelecer uma interação viva com a sociedade, atenta à demanda social, às manifestações culturais que pulsam fora de seus muros, é um endereçamento de futuro e não uma tradição secular a ganhar continuidade.
Homem e Mulher - O dia retouça qual cãozinho novo. A noite move-se com passo felino. O homem é dia. A mulher, noite. O dia move as roldanas do mundo. A noite fala na voz dos grilos. "O dia é geográfico, a noite universal".
Atlântida - Extensa e larga é a extensão da praia, onde enfileiram-se centenas de tendas árabes, aqui chamadas barracas. Em se chegando, de imediato, sente-se o aroma dos churrascos. Atlântida é o único lugar do mundo onde as vacas são frutos do mar. Esteja certo, as mais belas mulheres do sul do mundo povoam estas areias sob o sol.

 

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...