ANO: 25 | Nº: 6438

Rochele Barbosa

rochelebarbosa@gmail.com
Jornalista formada pela Universidade da Região da Campanha. Responsável pela produção e reportagem do caderno de Saúde do Jornal MINUANO
18/02/2019 Caderno Minuano Saúde

Assessoria em Nutrição

Foto: Divulgação

página 2 ou 3
página 2 ou 3

Segundo o Conselho Regional de Nutrição (CRN), dentre as modalidades de atuação do nutricionista, estão a Assessoria e Consultoria, que consistem na prestação de serviços com características específicas, como prazo pré-estabelecido, com objetivo pontual e definido, contratualmente, abrangendo apenas parte das atribuições definidas para a área.

A Assessoria em Nutrição é o serviço realizado por Nutricionista habilitado que, embasado em seus conhecimentos, habilidades e experiências, assiste, tecnicamente, pessoas físicas ou jurídicas, planejando, implementando e avaliando programas e projetos em atividades específicas na área de alimentação e nutrição humana, bem como oferecendo solução para situações relacionadas com a sua especialidade.

Nesta edição, o curso de Nutrição da Urcamp apresenta as egressas Franciélli Moreira e Georgina Freitas, que atuam nessa área e explicam como funciona o trabalho.

  

Alimentação e produção

Atuando na área de Assessoria e Consultoria, as nutricionistas Franciélli Moreira e Georgina Freitas, egressas do curso de Nutrição da Urcamp, consideram a assessoria em alimentação e nutrição uma importante ferramenta para as empresas que trabalham com a produção e fabricação de alimentos, pois, segundo elas, garante benefícios como a padronização de todas as operações realizadas no estabelecimento, assim como orientações ligadas à saúde dos manipuladores, adequações na estrutura física, higienização do ambiente e equipamentos, e a qualidade do serviço prestado pela empresa garantindo a segurança alimentar.

A Empresa Casa do Pão, por exemplo, utiliza essa assessoria para a elaboração do Manual de Boas Práticas, implantação dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs), bem como a rotulagem de produtos e capacitações da equipe.

Segundo o proprietário, Everton Bortolini, “essa assessoria qualifica a empresa, atendendo o compromisso com a qualidade dos serviços prestados ao consumidor”

O Manual de Boas Práticas é um documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo, no mínimo, os requisitos higiênico-sanitários dos edifícios, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, o controle integrado de vetores e pragas urbanas, o aperfeiçoamento profissional, o controle da higiene e saúde dos manipuladores, o manejo de resíduos e o controle e garantia de qualidade do alimento preparado.
Os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP)  são escritos de forma objetiva e estabelecem instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas no recebimento, manipulação, produção, distribuição, armazenamento e transporte de alimentos e preparações, podendo ser parte integrante do Manual de Boas Práticas.

Segundo a Anvisa, a rotulagem nutricional se aplica a todos os alimentos e bebidas produzidos, comercializados e embalados na ausência do cliente e prontos para oferta ao consumidor.

As professoras do curso de Nutrição da Urcamp, Reni Rockenbach e Vera Bortolini, ressaltam que a prática auxilia na qualidade dos produtos da empresa que conta com assessoria e consultoria.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...