MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Retorno do ano letivo da rede estadual será marcada por palestra sobre Educação Especial

Publicada em 18/02/2019
Retorno do ano letivo da rede estadual será marcada por palestra sobre Educação Especial | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Professores retornam às escolas de origem hoje e alunos são aguardados no dia 20

A abertura oficial do ano letivo da rede estadual será marcado por palestra sobre Educação Especial, ministrada pela psicopedagoga e mestra em Educação Especial, Wania Boer. O evento acontecerá no dia 21 de fevereiro, um dia após o retorno dos estudantes às salas de aula.

O responsável pela 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), José Carlos Nobre, destaca que a palestra é gratuita e aberta a todos os professores e diretores da rede, principalmente profissionais que atuam na Sala de Recursos, e acontecerá às 19h30min, no auditório da Escola Estadual Carlos Kluwe. É solicitada, para o encontro, a doação de um quilo de alimento não-perecível a ser entregue para a Casa do Guri.

Wania Boer possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Deficiência Mental pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), Psicopedagogia pela Uniara- Araraquara (2002) e mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Atuou, por mais de 32 anos, na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo como pedagoga especializada na área da Deficiência Intelectual, professora coordenadora do Núcleo Pedagógico na área de diretoria de ensino e diretora do Centro de Apoio Pedagógico Especializado.

Conta com experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos temas surdez-comunicação-aprendizagem; prática pedagógica-gestão de sala de aula-avaliação; escola inclusiva-estratégias-adequações; escola-família-interação; Inteligências Múltiplas: conhecimento-autonomia-potencialidades.

Ano letivo de 2019 em números

A apuração das matrículas da rede estadual ainda não foi finalizada, mas já é possível verificar parcialmente os números de 2019. Levando em conta os dois últimos anos letivos, Nobre aponta a redução do número de alunos e de turmas, panorama que voltou a se repetir neste ano.
Com dados informados pela Coordenadoria, é possível verificar que, em 2017, foram matriculados, na rede estadual, 19.301 alunos em 909 turmas; em 2018, esse número caiu para 18.803 alunos, divididos em 899 turmas. Em 2019, em um registro parcial do número de matrículas, serão 17.497 alunos em 786 turmas. Contudo, essa redução pode ser vista de forma positiva para a readequação da rede, já que com a diminuição de alunos e, consequentemente, de turmas, o quadro de recursos humanos está sendo estabilizado, com a realocação de professores em instituições com déficit de profissionais.
“Estamos fazendo uma otimização do quadro para não deixar turma sem professor. Teremos um início de ano com tranquilidade, dentro do possível e de nossa realidade”, comenta.
Atualmente, a Coordenadoria conta com 1.075 professores, 441 contratados, 242 funcionários efetivos e 206 contratados nas 60 escolas da região. Nos sete municípios abrangidos pela 13ª CRE, a principal necessidade é nas áreas de Artes, Libras, Ensino Religioso e Disciplinas Técnicas.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br