MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Novo coordenador da UPA destaca humanização como meta e confirma normalização em atendimentos

Publicada em 19/02/2019
Novo coordenador da UPA destaca humanização como meta e confirma normalização em atendimentos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Unidade conta com cerca de 120 funcionários

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) conta com nova coordenação. Na manhã de ontem, Michelon Garcia Apoitia, 42 anos, que comandava a Central de Exames e do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), iniciou os trabalhos na função que, desde o início da atual gestão, em janeiro de 2017, era de responsabilidade de José Floriano.

Para o novo coordenador, a função está sendo encarada como um desafio, mas com grandes expectativas. Apoitia destaca a importância da humanização do atendimento como prioridade em sua gestão. "É importante fazer funcionar a parte da humanização, que é o que eu mais priorizo. O bom atendimento e prezar pelas pessoas que aqui chegam", declara.

Além disso, o coordenador também salienta a união entre a equipe que, atualmente, conta com cerca de 120 funcionários no serviço, 24 horas por dia, como um fator importante para o funcionamento da unidade. Segundo o gestor, os profissionais 'são como elos de corrente'. "Todos têm que puxar para o mesmo lado, se puxa pro lado diferente, arrebenta", frisa. "Quando tu chega em um novo local de trabalho, tem que agregar a equipe a ti. Fazendo isso, trazendo a equipe pro teu lado, delegando poderes e sendo cada um responsável pelo seu setor, funciona plenamente", complementa.

Desafios

Entre os desafios que encontra no cargo, o novo coordenador salienta os atrasos nos repasses do Governo Estadual para a Saúde do Município como a principal dificuldade a ser enfrentada. Até o momento, nove mensalidades, com mais de R$ 350 mil destinados a urgência e emergência (UPA e Samu), segundo ele, estão atrasadas.

A falta destes repasses, inclusive, foi mencionada pelo Governo Municipal como motivo para o atraso nos salários dos médicos que, em dezembro de 2018, iniciaram uma paralisação parcial.

O novo coordenador lembra que, na época, a unidade teve que realizar apenas atendimentos de urgência e emergência, no entanto, estes problemas já foram resolvidos com a empresa que contrata os profissionais. "Agora está tudo normalizando. Ainda temos alguns problemas com a escala pediátrica, mas no mês de março estes horários serão preenchidos", declara.

Sem possibilidade de fechamento

Na oportunidade, Apoitia agradeceu a José Floriano, que até então atuava como coordenador da UPA e que, agora, exerce a função no Centro de Referência do Centro Social Urbano. O novo coordenador destacou o seu reconhecimento pelo trabalho realizado por Floriano durante esses mais de dois anos em que esteve à frente da UPA.

O gestor também deixou um recado aos cidadãos bajeenses, informando dos boatos que andaram circulando pela cidade sobre a possibilidade de fechamento da UPA. "Quanto a isso, é bom que a população saiba que essa possibilidade não existiu e nem existe. De forma alguma o secretário ou o prefeito pensariam em fazer isso", garantiu.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br